A NEC Corporation realizou, em colaboração com o National Disaster Warning Center (NDWC) da Tailândia, um teste do seu sistema de simulação de inundações para prever as áreas que ficarão inundadas por eventuais ocorrências de cheias. O ensaio foi realizado na província de Uttaradit, no norte da Tailândia, entre novembro de 2015 e março de 2016, e confirmou a eficácia do sistema.
As inundações são um fenómeno frequente na Tailândia. Em 2011, por exemplo, o caudal do rio Chao Phraya galgou as margens, causando inundações e danos em larga escala em muitos parques industriais e áreas urbanas, incluindo em Bangkok. Como consequência, as cadeias de abastecimento foram interrompidas, com um impacto económico significativo não só na Tailândia, mas também um pouco por todo o mundo. A prevenção de desastres relacionados com as inundações é, portanto, uma questão urgente na Tailândia.
Em abril de 2015, o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão e o Ministério da Tecnologia da Informação e Comunicação da Tailândia emitiram uma declaração conjunta, anunciando que os dois países iriam colaborar em diversas áreas, incluindo no desenvolvimento e na aplicação das mais sofisticadas tecnologias TIC para prevenção de desastres. O Japão, enquanto país frequentemente atingindo por desastres naturais, deverá contribuir com o fornecimento das suas avançadas tecnologias para ajudar na prevenção destes desastres na Tailândia.
Este é o primeiro projeto do NDWC para a prevenção de desastres que resulta da cooperação entre a Tailândia e o Japão. A NEC realizou este estudo em colaboração com a embaixada do Japão na Tailândia, como parte do projeto de “Investigação e estudo para o desenvolvimento de um simulador de inundações na Tailândia”, encomendado pelo Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão.
O sistema de simulação de inundações é um dos módulos do “sistema de gestão integrada de risco” da NEC. O sistema de gestão integrada de risco consiste numa plataforma partilhada que tem funções como a integração e visualização de dados, alerta prévio, e módulos especializados para determinados desastres como inundações, deslizamentos de terras e terramotos. Os módulos ou funções de desastres podem ser selecionados individualmente, conforme necessário, ou podem ser combinados para prever vários desastres em simultâneo.
O sistema de simulação de inundações recorre a dados meteorológicos (precipitação observada e precipitação prevista), dados topográficos (valores de altitude, tipologias de utilização do solo), e dados dos cursos de água (redes fluviais, níveis de água, sistemas de esgotos, etc.) para realizar as suas simulações, tornando possível prever áreas de cheia, níveis máximos de inundação, e outras informações relacionadas com inundações.
Para além disso, o sistema pode realizar simulações detalhadas utilizando uma malha triangular com medições de 50m em cada lado, e fornecer previsões numa base horária, com uma antecedência que pode ir até sete dias. Isto permite ao NDWC emitir alertas para as áreas ameaçadas antes de ocorrer a inundação, contribuindo para reduzir potenciais danos. Para além disso, mesmo nos períodos em que não está previsto qualquer desastre, as áreas de risco de cheias podem ser identificadas através da realização de simulações utilizando dados de precipitação anteriores, o que permite que seja preparado um mapa de zonas de risco.
“Acredito firmemente que o simulador de inundações da NEC, que, na opinião do NDWC, é um dos sistemas de simulação de desastres mais eficazes, vai ajudar-nos a melhorar a nossa eficiência operacional. Para retirar ainda mais benefícios do sistema estamos a considerar a possibilidade de expandir a área de cobertura do simulador”, disse RADM Song EKMAHACHAI, Diretor da Seção de Alertas e Disseminação, do National Disaster Warning Center. “Como o nosso país também enfrenta riscos de deslizamentos de terra, temos também um elevado grau de interesse no simulador de deslizamentos de terra da NEC. Estamos comprometidos em atenuar os danos de desastres naturais e em salvar vidas dos nossos cidadãos através da contínua implementação destas tecnologias inovadoras de TIC”.
“A NEC irá continuar a contribuir para o desenvolvimento das mais sofisticadas TIC para a prevenção de desastres, e o uso e a aplicação da tecnologia para a prevenção de desastres na Tailândia, tais como inundações e deslizamentos de terra”, disse Minoru Hirata, General Manager, Fire and Disaster Prevention Solutions Division da NEC Corporation. “Além disso, vamos aproveitar a experiência e know-how adquiridos através deste teste para promover ativamente o sistema noutros países da Ásia que frequentemente são vítimas de danos causados pelas inundações.”
Comentários