A tela em qualquer lado
A Microsoft está a desenvolver uma tecnologia quepossibilita a interação com o computador em superfícies do dia-a-dia. O protótipo OmniTouch permite que tornar praticamente qualquer superfície numa tela/ecrã tátil.
O protótipo desenvolvido no laboratório Microsoft Research promete vir a revolucionar a forma como interagimos com os dispositivos digitais. Com uma câmera e um projetor integrados, o aparelho permite que a palma da sua mão, uma parede ou mesmo o livro que está a ler se transformem em telas. O projeto está a ser promovido em conjunto com a Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos.
“Queríamos aproveitar a área de superfície enorme que o mundo real proporciona”, explica Hrvoje Benko, do grupo Natural Interaction Research, da Microsoft. “A área da superfície de uma mão só supera por si só a dos típicos smartphones. As mesas têm uma ordem de magnitude maior do que um computador tablet. Se pudermos apropriarmo-nos dessas superfícies ad hoc sempre que quisermos, podemos oferecer todos os benefícios da mobilidade enquanto expandimos a capacidade interativa do usuário. ”
Para já, o OmniTouch ainda está longe de chegar ao mercado e como qualquer protótipo não é um objeto bonito nem prático. Mas indica caminhos de futuro.
Comentários