Os portugueses D.A.M.A, no seu mais recente álbum, “Dá-me um segundo”, apresentado no dia 23 de Outubro, incluem um tema que conta com a participação de Gabriel, O Pensador: “Não Faço Questão”.
O resultado, também publicado em single, revela uma sintonia de ideias e de formas de encarar a música e a vida, mesmo com todo um oceano pelo meio.
Sobre este género musical (pop/rap) não há muitas palavras que se possam acrescentar, pois as canções já são ricas em informação, em irreverência e em poesia.
As realidades de Gabriel e dos D.A.M.A. não são muito diferentes, os dois tipos de talento transmitem uma só mensagem, coerente: valorizam-se as relações, a felicidade, a família, a amizade, a resistência às dificuldades impostas pelos contextos sociais:
“Dizem que nasci nos pais errado (nah) balelas / Ninguém tem sol, praias, vinho e cidades daquelas / Eu rimo em Português é como eu sinto e confesso”.
No seu todo, a canção soa a reconciliação com a vida, se a vida é difícil, também cabe a cada um de nós abordá-la de outra forma, valorizando-a:
“A vida é boa demais para só viver e pronto / Ponto final / Não há lições de moral / Tenta ser mais tu por ti, tenta ser especial”.
Sem lições de moral, oiça-se, e liberte-se a tensão com a melodia da língua portuguesa.
Comentários