Partindo do ponto de vista de um homem cego, de uma criança albina presa numa caverna com uma avestruz e mais uma colecção de outros animais cujo olhar nos ensina algo sobre o que não se vê, Filipe Felizardo concebeu O Subtraído à Vista – That Wich is Subtracted from Sight, numa edição bilingue, português e inglês.
Filipe Felizardo é músico e artista visual. Um apaixonado pela arte, dedicado a perceber o Universo, só para puder “avariar um bocadinho as coisas”. Está neste momento a preparar o seu próximo disco, Volume IV – The Invading Past and other Dissolutions a sair na editora suíça three:four records muito em breve.
O Subtraído à Vista é uma composição que combina prosa com banda desenhada e recortes de investigação patafísica. Estuda a natureza das imagens visuais e as presunções da percepção – do ponto de vista das personagens criadas por Felizardo.
O livro, que inclui a participação de Carlos Gaspar (ilustrações) no primeiro capítulo, foi apresentado no âmbito do concurso Toma Lá 500 Paus e Faz uma BD!, promovido pela editora Chili Com Carne.
Rudolfo, na mesma altura irá apresentar o segundo número do seu fanzine Molly, cujo primeiro número foi inspirado nos best-selling comis de cariz alternativo dos anos 90, como Eightball, de Daniel Clowes ou o underground Dirty Plotte de Julie Docet.
O lançamento d’ O Subtraído à Vista, no dia 8 de Agosto de 2015 na El Pep Store & Gallery, em Lisboa, marca também a inauguração da exposição dos originais de Filipe Felizardo e de Rudolfo, e estará aberta ao público até ao dia 21.
Comentários