O carro autónomo da Google pode chegar à estrada mais cedo do que acreditava. Segundo o Blog do diretor do Projeto, Chris Urmson, algumas das viaturas irão iniciar o seu período de prova na estrada dentro dos próximos meses.
Este carro, um sucessor do Lexus RX450h, o primeiro modelo de carro autónomo, manterá o mesmo software. O veículo será testado apenas nas imediações de Mountain View, nos EUA, e, por razões de segurança, a sua velocidade máxima não excederá os 40 quilómetros por hora.
Na mesma linha, todos os testes realizados serão supervisionados por um condutor, que tem a possibilidade de usar o volante, o acelerador e os travões. Isso quebra um pouco a atratividade da autonomia, mas o diretor do projeto destaca, no blog, que ambos os pedais e o volante são acessórios que poderão ser removidos.
Urmson, acrescentou no seu blog, estar a tentar “aprender o modo como a comunidade recebe e interage com o veículo, para enfrentar os desafios do primeiro carro completamente autónomo”
Entre esses desafios, destaca-se a dificuldade de o carro parar num ponto preciso da estrada, se existirem obras ou engarrafamentos. Ainda assim, Urmson afirma que o carro é muito versátil e que os testes irão permitir conhecerem mais sobre como as pessoas usam o carro eléctrico.
Recentemente ficamos a saber que o carro Google esteve envolvido em 11 acidentes. Como esperado, com a chegada à estrada do protótipo – com as suas novas medidas de segurança – o número de acidentes com este veículo serão reduzidos.
Fonte: Google | Official Blog
Comentários