A NEC Corporation anunciou o início do desenvolvimento de um supercomputador vetorial de próxima geração. O novo modelo será o sucessor do supercomputador SX-ACE. Com esta máquina vetorial de próxima geração, a NEC visa atingir um desempenho por rack mais de 10 vezes (*1) superior ao do modelo atual, e um desempenho máximo de sistema 100 vezes superior, resultando numa melhoria de dezenas de petaflops na velocidade de processamento (*2).
A NEC pretende aproveitar o know-how e as tecnologias usadas no desenvolvimento do SX-ACE para reduzir o consumo energético e o espaço ocupado, permitindo assim melhorias significativas na eficiência operacional. Concretamente, a empresa quer desenvolver um supercomputador que consuma menos de 10% (*3) de energia, comparativamente com o modelo atual, e que ocupe menos de um trigésimo do espaço (*3). O anterior supercomputador requeria um espaço semelhante a uma sala de reuniões para aproximadamente 10 pessoas. Em contraste, as dimensões compactas do novo supercomputador permitem que os utilizadores o instalem em áreas tão reduzidas como uma normal secretária de escritório. Os custos energéticos serão ainda inferiores a um décimo (*4) dos verificados no modelo atual.
Além disso, a NEC planeia lançar uma linha completa de supercomputadores vetoriais de próxima geração. Esta linha vai garantir um abrangente conjunto de opções de desempenho para as mais variadas aplicações, desde aplicações para investigação individual, até aplicações em centros de dados que processam grandes volumes de dados. A oferta da NEC reflete as expectativas da empresa no que respeita ao uso transversal de tecnologia vetorial em mercados de big data, entre os quais se inclui o de análise de imagens e de grandes volumes de dados.
“Para além das atividades relacionadas com a mais avançada investigação e desenvolvimento, tais como a previsão de alterações climáticas, ou o desenho de novos modelos na indústria automóvel e na aeronáutica, a NEC quer expandir as áreas de aplicação dos supercomputadores para incluir o desenvolvimento urbano, ajudando a melhorar a protecção e a segurança, bem como os sistemas que suportam níveis mais elevados de atividade económica”, referiu Shinichi Shoji, executive vice president da NEC Corporation. “Ao fazê-lo, esperamos contribuir para a evolução da infraestrutura de tecnologias de informação e comunicação e contribuir para a sociedade, para os negócios e para o dia-a-dia das pessoas”
Notas:
*1) Baseado em comparações com racks standard
*2) Petaflop: 1,000 triliões de operações de vírgula flutuante por segundo.
Baseado na comparação de desempenho entre o SX-ACE e a próxima geração de supercomputador vetorial tendo em consideração as suas configurações máximas
*3) Baseado na comparação entre o SX-ACE e o supercomputador vetorial de próxima geração com o mesmo desempenho
*4) Estimativa da NEC para operação com 64 racks
Comentários