Na manhã desta terça-feira, o Facebook e o Instagram foram abaixo e, por aproximadamente 50 minutos, milhões de utilizadores por todo o mundo registaram problemas no acesso às plataformas. A pane chegou a ser noticiada como um ataque informático, mas a empresa negou que tenha sido alvo de um ataque.
Ao tentar usar o serviço, os utilizadores eram notificados com uma mensagem que dizia “Desculpe, algo está errado. Estamos a trabalhar e o problema será solucionado o mais cedo possível”. Mesmo a falha tendo durado pouco, posts sobre o tema começaram a pipocar precisamente noutra rede social: o Twitter, onde logo foi criada a hashtag #FacebookDown, com reações de utilizadores descontentes mundo a fora.
A queda no serviço afetou diversos países, de acordo com um mapa publicado por um site que monitoriza algumas das principais redes sociais. A falha afetou sobretudo os EUA, mas também a Austrália e a Nova Zelândia registaram falhas.
Map shows extent of Facebook outage. Looks like a big chunk of U.S. affected #facebookdown pic.twitter.com/dxz5F8K0tY
— Saeed Ahmed (@saeed_ahmed) January 27, 2015
Embora o grupo de hackers Lizard Squad tenha publicado no Twitter que o serviço ficar offline, comportamento que levantou suspeitas sobre o envolvimento num possível ataque, o Facebook tratou de assumir a culpa pela falha, descartando logo esta hipótese. “Isto não é um ataque de terceiros. Ocorreu depois de introduzirmos mudanças que afetaram a configuração do nosso sistema”, afirmou a porta voz da rede social.
Facebook, Instagram, Tinder, AIM, Hipchat #offline #LizardSquad
— Lizard Squad (@LizardMafia) January 27, 2015
Esta é a segunda vez em menos de um ano que o Facebook passa pelo mesmo problema. Vale lembrar que em Junho do ano passado, a rede social esteve offline por quase meia-hora, o que teria sido, até então, a maior interrupção alguma vez verificada pela empresa em quatro anos.
Via Público
Comentários