O lançamento do primeiro smartphone modular do Project Ara está cada vez mais próximo (início de 2015) e com este aproximar cada vez mais são divulgados mais detalhes deste projecto tão ambicioso.
Até ao momento sabe-se que irá ser possível trocar quase todos os componentes de hardware, irá possivelmente conseguir “ler” os níveis de oxigénio no sangue do utilizador e que irá ser comercializado através de uma loja online semelhante à Play Store.
Foi falado há algum tempo atrás que a Toshiba iria providenciar o principal processador do Ara mas, parece que irá conceber sim alguns elementos de silicone que irão ser utilizados no “esqueleto” do terminal, permitindo assim a troca dos vários módulos. A Google explicou então que irá incluir uma versão do processador Tegra K1 da Nvidia, o mesmo processador utilizado no Nexus 9.
Mas, a Google encontra-se ainda a trabalhar em conjunto com a Toshiba para produzir um protótipo do Spiral 3 que irá incluir um processador Rockchip que foi concebido especificamente para o Project Ara e incluí uma ponte UniPro da Toshiba que permite a comunicação com os restantes módulos.
Para mais novidades e uma oportunidade de ver como tudo irá funcionar em conjunto temos mesmo de aguardar pela Developer’s Conference da Google. No entanto, esta é sem dúvida uma novidade que irá deixar todos os fãs do projecto extremamente ansiosos para ver em acção o Tegra K1 no primeiro smartphone Ara.
Comentários