A Apple resolveu suspender a venda online dos iPhone, iPad, iMac e outros dispositivos na Rússia, devido à quebra brutal da cotação do rublo.
A desvalorização e instabilidade da moeda russa não permitem que a gigante da maçã defina os preços dos seus produtos com exatidão.
De acordo com o jornal Mirror, a Apple já tinha sido obrigada a aumentar os preços após o rublo ter enfraquecido cerca de 20% em apenas uma semana, o que tornava os dispositivos da gigante da tecnologia muito mais baratos do que no resto da Europa.
A economia da Rússia tem vindo a ser gravemente afetada pela queda nas cotações do petróleo e do gás, cujas receitas representam grande parte do PIB (produto interno bruto) do país. Além disso, as sanções económicas aplicadas pelas potências ocidentais, em retaliação à anexação da Crimeia e à intervenção russa na Ucrânia, também tem contribuído para a forte desvalorização do rublo.
Numa tentativa de estabilizar a economia, as autoridades monetárias russas aumentaram as taxas de juro de 10,5% para 17%, mas será que isso será suficiente para travar a queda vertiginosa da moeda?
Comentários