De acordo com reportagem do New York Times, o Facebook estaria interessado apenas somente em ser um veículo de mídia, como também uma espécie de plataforma para “hospedagem” para conteúdos inéditos.
Ao que parece, a rede social pretende convencer as mais variadas publicações – revistas, jornais ou sites online – a partilharem suas notícias diretamente no Facebook. Com isso, os conteúdos de uma determinada seção seriam exibidos dentro da própria plataforma, ao invés do site do jornal.
Caso a novidade se concretize, o Facebook ficaria encarregado pela “hospedagem” destes conteúdos, bem como pela sua apresentação nos dispositivos móveis. Para as publicações, a contrapartida seria não ter que se preocupar com picos de acesso, nem dividir a renda dos anúncios da página com a rede social.
Para David Carr, responsável pelo artigo no NYT, isso pode trazer um sério problema: “se a app para dispositivos móveis do Facebook hospedar as páginas das publicações e intermediar a relação com os consumidores, boa parte dos dados sobre o que eles [os consumidores] fizeram e a sua experiência de leitura seriam propriedade da plataforma”.
Comentários