A Índia entrou ontem na história espacial ao colocar na órbita de Marte uma sonda espacial de baixo custo (low-cost), produzida em tempo recorde. O veículo espacial, denominado MOM (Mars Orbiter Mission), já começou a apresentar serviço e a sua primeira fotografia do planeta vermelho foi publicada na página oficial da ISRO (The Indian Space Research Organization) no Facebook.
A primeira imagem de Marte, enviada pela sonda MOM, foi capturada a uma altura de 7300 km acima da superfície do planeta.
A MOM foi lançada em 5 novembro de 2013, na primeira fase ficou na órbita da Terra e no dia 1 de dezembro de 2013, através de uma manobra denominada Trans Mars Injection (TMI), escapou da órbita da Terra para alcançar Marte no dia 24 de de setembro de 2014.
A entrada com sucesso na órbita de Marte torna a ISRO na quarta agência espacial a conseguir colocar um veículo espacial na órbita do planeta vermelho. Tal facto assume uma relevância ainda maior uma vez que a MOM foi construída em apenas 3 anos, a um custo extremamente o baixo. Os 74 milhões de dólares investidos no projecto representam pouco mais de 1 décimo dos 671 milhões investidos pela NASA na sonda MAVEN, que entrou na órbita de Marte no dia 21 de setembro do corrente ano.
Comentários