Após toda a insistência (e intransigência) de que os utilizadores pudessem utilizar apenas os seus nomes verdadeiros no Google+, o Google acaba de anunciar a retirada desta exigência, permitindo o uso de qualquer nome inventado.
A opção de proibir nomes fictícios na rede social da gigante tecnológica rendeu duras críticas por parte daqueles que tinham criado a usa identidade online através de um pseudónimo ou nickname. Além disso, exceto em casos raros em que o utilizador fosse dono de um nome único no mundo, a página criada viria sempre acompanhada de urls “personalizados” que, na verdade, pouco personalizados poderiam ser. Até então, era praticamente uma missão impossível obter um url no Google Plus com o nome pretendido.
Em Comunicado, o G+ informa a razão pela qual decidiu-se abandonar tal exigência, relembrando aos utilizados da plataforma que já há algum tempo esta decisão vinha sendo preparada. Como isso, torna-se possível dar qualquer nome a uma página, adicionar nicknames aos utilizadores e, ainda, importar o nome de perfis no YouTube para os do Google+.
Embora esta decisão possa ser encarada como gesto de boa vontade direcionado aos que “sofreram” com a exigência inicial do Google+, esta novidade pode, na verdade, abrir precedentes para criação de perfis falsos, tão comuns noutras plataformas, eliminando uma das mais importantes características que distinguia o G+ das demais redes sociais.
Se esta medida contribuirá para a popularização da rede social do Google? Isso só o tempo o dirá!
Comentários