Mal os criadores do Orkut confirmaram a extinção da rede social até 30 de setembro deste ano, inúmeras foram as dúvidas que surgiram sobre o que seria feito com todo o conteúdo publicado na plataforma. Saiba como proceder a partir de agora!
Como salvar as informações publicadas no Orkut?
Basta clicar aqui para exportar os álbuns de fotos para o seu perfil no Google+ e, ainda, salvar no seu desktop demais dados, como informações de perfil, scraps, depoimentos e postagens em comunidades através do Google Takeout. Lembre-se que isso poderá ser feito até setembro de 2016.
É possível transferir um perfil do Orkut para o Google+?
Mais ou menos isso, visto que é possível vincular o perfil do Orkut ao do Google Plus em: Configurações > Google+ > Conectar seus perfis do Google+ e Orkut > Conectar contas.
O que acontecerá às comunidades?
Não será possível exportar comunidades. Contudo, pode-se criar uma comunidade no Google+ e depois conectá-la à já existente no Orkut. Deste modo, os participantes da antiga comunidade verão um banner com a informação de que aquele espaço também está disponível no Google Plus. Faça a ligação em: Configurações da comunidade > Google+ > Conectar essa comunidade.
Então, o que será feito das comunidades existentes na plataforma?
Todas as comunidades públicas serão salvas automaticamente em um arquivo chamado “Arquivo de Comunidades”, que o Google pretende deixar na internet como “lembrança histórica do Orkut“.
As publicações dos utilizadores permanecerão também no “Arquivo de Comunidades”?
Isso dependerá de cada utilizador: caso queira manter seus tópicos, comentários e pesquisas como parte do “Arquivo de Comunidades”, não precisa fazer nada; mas quem preferir, poderá excluir postagens individuais ou todas de uma única vez.
E como fazer isso?
O utilizador pode procurar o que deseja que desapareça da plataforma e apagar o conteúdo, tarefa que pode ser executada até 30 de setembro. Outra opção é excluir o Orkut de sua Conta do Google, o que fará com que todas as interações desapareçam, juntamente com fotos, informações de perfil e mensagens.
Clique aqui > Ferramentas de dados > Excluir produtos > Remover Orkut permanentemente. (pode ser feito mesmo depois de 30 de setembro.)
O que fazer se sou dono de uma comunidade e não a quero no “Arquivo”?
Depois de 30 de setembro, caso as configurações de privacidade permitam que a comunidade seja vista por qualquer utilizador, ela passa automaticamente para o “Arquivo de Comunidades”. Para impedir que isto aconteça, o utilizador deve ir às configurações da comunidade, em Privacidade e Segurança, e desmarcar a opção “mecanismos de pesquisa como o Google e utilizadores que não fazem parte do Orkut podem encontrar minha comunidade e seus tópicos”.
Em caso de outras dúvidas, clique aqui e saiba mais!
Via Olhar Digital
Comentários