Já percebeu que algumas páginas do Facebook têm uma bolinha azul que fica mesmo ao lado do nome da página? Nada mais é que um selo que a rede social concede para atestar que aquele espaço efetivamente representa quem ou o quê diz representar. O ícone de verificação é concedido, normalmente a celebridades, jornalistas, funcionários de governo, marcas populares, empresas, entre outros.
Vale lembrar que é a própria equipe do Facebook que decide quando e por que certificar determinada página, numa tentativa de garantir ao utilizador maior fiabilidade e autenticidade possível nos conteúdos partilhados na rede.
“Lembre-se de que nem todos os perfis e páginas autênticas são verificadas e que o utilizador não pode solicitar que seu perfil ou sua página seja verificada”, explica a companhia, deixando um alerta: “o utilizador pode denunciar contas falsas se passando por você, sua empresa ou sua marca.”
Contudo, ter em mãos a responsabilidade de certificar uma página é uma tarefa que nem sempre dá certo. Para se ter uma ideia, recentemente uma página denominada de “Polícia Federal do Brasil” conseguiu um selo de autenticidade, embora não se tratasse de canal oficial PF, equívoco que já foi desfeito.
O Facebook não revela quais são os critérios levados em consideração para atestar a autenticidade de uma página, mas deixa algumas dicas importantes para quem pretende passar confiança aos seguidores mesmo sem ainda ter o selo, já que ele não pode ser pedido: “publicar link para o perfil ou página na rede social a partir de site oficial; preencher a seção “Sobre”, seja do perfil ou da página, a fim de fornecer mais informações.”
LEIA TAMBÉM:
Feedient: nova app junta Facebook, Twitter, Instagram e Youtube no mesmo lugar
Facebook: regras de privacidade nas aplicações garantirá login anônimo
“Nearby Friends”: Facebook avisará quando amigos estiverem nas proximidades
Fonte: Olhar Digital
Comentários