O Projecto Ara volta a estar hoje nas notícias devido à grande conferência de desenvolvedores agendada para Abril, mas as melhores notícias até ao momento são mesmo o preço inicial que a Google quer cobrar por uma unidade de entrada.
O nome de código será “grayphone” e a unidade é o mais simples possível. Este pack de entrada inclui um touchscreen, módulo WiFi e o hardware interno para que ambos funcionem. Nada mais é incluído neste pack de entrada da Google para os dispositivos do Projecto Ara, mas o que mais poderíamos esperar por apenas 50 dólares?
Regina Dugan (chefe da Google ATAP – Advanced Technology and Projects) e a sua equipa têm grandes planos para o serviço pós venda destes dispositivos. Têm como objectivo criar quiosques especializados onde os utilizadores podem comprar e personalizar os seus “grayphones”, completando-os assim com os módulos que desejarem.
Provavelmente o objectivo de $50 será difícil de alcançar numa visão a longo prazo com o dispositivo numa fase de desenvolvimento mais avançada, no entanto a Google parece mais focada em tornar o dispositivo acessível para que mais 5 mil milhões (5 bilhões) de pessoas tenham acesso à internet do que propriamente torná-lo rentável.
Enquanto se irá falar de novos protótipos funcionais, diz-se também que a primeira edição de retalho deverá chegar aos mercados no inicio de 2015.
Comentários