Há precisamente oito anos, Ryan Boren e Matthew Mullenweg punham no ar um sistema gerenciador de conteúdo web em open sorce. Estava dado o pontapé de saída para uma história de sucesso: o WordPress.
Atualmente, o WordPress é a base de mais de 45 milhões de sites em todo o mundo, do mais simples blog à CNN, UPS ou – também – o Tech&Net. Desse universo, mais de 20 milhões são alojados pela própria empresa e com um ritmo de crescimento de vários milhares por dia. Software livre, em open source, é “ao mesmo tempo gratuito e sem preço”, como se afirma na página inicial do WordPress.org
[quote_right]“O WordPress é um projecto que me é muito caro. Todos os programadores e participantes acrescentam algo único e juntos criámos algo de que me orgulho fazer parte. Foram investidas milhares de horas de trabalho e estamos empenhados em torná-lo cada vez melhor.” [/quote_right]
WordPress é uma ferramenta de edição de conteúdos online extremamente fácil de usar e intuitiva, o que explica muito do seu sucesso. O facto de ser open source permite que desenvolvedores em todo o mundo construam temas e plug-ins que vão tornando a ferramenta cada vez mais apelativa para usuários mais experientes ou com necessidades específicas para os seus sites.
O inglês tem a fatia de leão dos sites alojados no WordPress.com, com 66 por cento, vindo a seguir o espanhol com 8,7 por cento. O português é a terceira língua mais falada do WordPress, com 6,5 por cento dos mais de 20 milhões de sites alojados nos servidores da companhia.
Comentários