Lady Gaga, Eminem e Arcade Fire, são alguns dos artistas topo, vão juntar-se à Google no próximo dia 3 de novembro, ao vivo, para a cerimónia oficial dos primeiros YouTube Awards de sempre – a primeira edição dos prémios mundiais de música promovidos por aquele serviço de vídeos online, que prometem tornar-se num dos principais acontecimentos do género a nível global.
Num mega evento ao vivo e transmitido online, artistas e canções que se foram transformando em sucessos neste último ano serão homenageados pelo YouTube e pelos utilizadores. A Lady Gaga, Eminem e ArcadeFire juntar-se-ão a outros artistas de topo e também algumas das maiores estrelas do YouTube, incluindo Lindsey Stirling e CDZA, em performances e colaborações musicais, em locais como Seul, Moscovo, Londres e Rio de Janeiro.
O espetáculo global culminará num evento ao vivo na cidade de Nova Iorque, que conta com a direção criativa do realizador Spike Jonze (o criador da série Jack Ass e realizador de Queres Ser John Malkovitch, Inadaptado e de telediscos para os REM, Bjork e Beasty Boys, por exemplo), enquanto o actor Jason Schwartzman será o apresentador, juntamente com VICE e Sunset Lane Entreteniment, que irão actuar como produtores executivos.
Os YouTube Music Awards contam também com a participação dos utilizadores. Os nomeados para o Youtube Music Awards serão anunciados com base nos vídeos que foram sendo visualizados e partilhados ao longo deste ano, cabendo aos utilizadores homenagear os artistas e as músicas que mais gostam, através da partilha dos nomeados pelas redes sociais, para que todos possam fazer as suas escolhas.
Nos dias que antecedem a cerimónia oficial, os artistas e grupos nomeados irão partilhar músicas, capas de discos, concertos, entrevistas e vídeos oficiais – incluindo de fãs.
Comentários