Portugal tem assistido a vários incêndios nos últimos tempos, mesmo enquanto escrevo estas linhas labaredas consomem as nossas matas levando com elas parte do pulmão desta nação, vidas, casas, sustentos, sonhos e esperança. Por isso decidi falar sobre comportamentos indispensáveis para sustentabilidade!
E o que são afinal comportamentos sutentáveis?
Ações que garantem o desenvolvimento, acções que têm como objectivo a preservação do meio ambiente e que buscam medidas realistas para os diferentes sectores de actividade humana.
Estas acções visam o uso INTELIGENTE dos recursos naturais e da manutenção das condições de vida para todas as espécies, incluindo a nossa.
Encontramos nas florestas, matas, rios, lagos, oceanos e na própria terra as tão faladas energias renováveis que permitem a substituição do petróleo (e outros combustíveis fósseis) enquanto combustível e matéria prima. Tal como o nome diz existem alternativas RENOVÁVEIS, ou seja, podemos usá-las sempre! Elas não esgotam o planeta e não se esgotam com o seu uso.
ALGUMAS COISAS QUE PODEMOS FAZER
Preferir a agricultura orgânica, ou seja, a que não usa químicos pois promove a preservação da água e do solo por não os contaminar;
Reciclar os resíduos sólidos;
Reutilizar ou reciclar o que já não quer! Pode doar a quem precisa, reciclar ou ainda vender;
Explorar o gás libertado em aterros sanitários como fonte de energia;
Controlar o consumo da água;
Colocar o lixo nos depósitos para o efeitos contrariamente a atirá-lo para o chão, matas, rios, mar;
Cuidar e respeitar a natureza;
Viver mais frugalmente do ponto de vista do consumo;
Estar alerta para os acidentes ecológicos alertando atempadamente para situações de risco;
Perguntar-se o que pode fazer melhor e ter a coragem de alterar comportamentos melhorando-os;
INFORMAR-SE E FORMAR-SE continuamente, sempre e cada vez mais! O conhecimento aumenta a consciência e esta por sua vez promove a responsabilidade cívica e o olhar crítico.
Fácil, verdade?!
Comentários