Durante vários meses a especulação tornou-se quase uma verdade: a Apple iria lançar um iPhone “low cost”. Ontem, na apresentação do novo iPhone 5C, Tim Cook não desiludiu e os preços mostrados na apresentação eram de 99 dólares. Mas afinal, o “baixo custo” da Apple é de 599 euros pelo modelo de 16 gigas.
França vai ser dos primeiros países a terem acesso aos novos modelos de iPhone ontem lançados e a Apple Store daquele país já tem tudo preparado para as encomendas. Quem quiser ter um iPhone 5C pode fazer o pré-registo a partir de sexta-feira e esperar que o smartphone chegue a casa depois de dia 20. Só que os preços do modelo desbloqueado são bem pouco “low cost”.
A loja francesa da Apple (assim como a alemã), está a vender o iPhone 5C desbloqueado a 599 euros para o modelo de 16 gigabytes e a 699 euros o de 32 gigabytes. Preços que são ligeiramente inferiores ao que a empresa de Cupertino pede pelo também novíssimo e este sim topo de gama iPhone 5S, que estará disponível a partir de dia 20 de Setembro por 699 euros para o modelo de 16 gigas.
A Apple conseguiu assim levar na conversa a generalidade dos jornalistas e analistas. O iPhone de baixo custo não existe. Também nós no TecheNet fomos atrás do truque de Tim Cook, que apresentou os preços com dois anos de contrato e estes são verdadeiramente vantajosos nos Estados Unidos, onde podem ser adquiridos por 99 dólares. Resta saber quanto é que os operadores portugueses (Vodafone, Optimus e TMN já confirmaram que “brevemente” irão colocar o dispositivo à venda) pedirão pelo iPhone 5C.
A verdade, pode agora dizer-se, é que não existe nenhum telefone de baixo custo da Apple. O novo topo de gama da marca é vendido por apenas mais cem euros do que aquele que as notícias continuam a dar como de baixo custo. Chamar low cost ao iPhone 5C é um erro fácil de cometer no próprio dia com base nas informações que na altura tínhamos, mas já não depois do assentar da poeira noticiosa.
Comentários