A HTC e a Samsung são as grandes beneficiárias do crescimento do mercado de smartphones a nível mundial. A Nokia, por seu turno, já foi ultrapassada em lucros pela fabricante coreana.
Uma pesquisa de mercado feita pela Gartner aponta para que o mercado de smartphones cresça 58 por cento este ano e 35 por cento em 2012. Os aparelhos com o sistema operativo Android são os responsáveis pelo crescimento.
De acordo com a Reuters, a HTC já ultrapassou a Nokia em termos de capitalização de mercado, conseguindo lucros no valor de 33.4 bilhões de dólares, ao passo que a Nokia se ficou em 33 bilhões de dólares.
Contudo, a marca finlandesa continua a ser a que mais dispositivos móveis vende. Por cada telemóvel/celular vendido pela HTC, a Nokia vende 19. O problema é que o preço médio dos dispositivos da Nokia é de 85 dólares e o da HTC é de 360 dólares, sendo que a marca coreana conseguiu vender mais de um bilhão de unidades o ano passado
A Nokia vai tentar recuperar o mercado com a parceria com a Microsoft anunciada em Fevereiro, lançando-se nos smartphones com o sistema operativo Windows Phone 7.
O sistema operativo Android vai atingir quase metade do mercado de smartphones muito rapidamente, segundoapontam vários analistas, que estimam que consiga uma quota de mercado na ordem dos 39 por cento já este ano.
Um número que se deve em grande parte às vendas da HTC, mas a que a Samsung também está a dar uma contribuição decisiva.
Os analistas consideram que a Nokia vai conseguir aguentar a ofensiva dos smartphones com sistema operativo Android, Ainda sem a parceria com o gigante finlandês, o Windows Phone terá no final deste ano uma quota de mercado da ordem dos 6 por cento, mas o sistema operativo conseguirá subir para os 11 por cento em 2012, e chegar aos 20 por cento do total de smartphones vendidos no mundo em 2015.
A analista Carolina Milanesi afirma, citada pela Reuters: “Não se trata de dar muito crédito à Nokia, trata-se de dizer que a Nokia fará tudo para continuar no negócio. Algo menos do que isso será o fim da Nokia”
E é já no próximo dia 12 de Abril que a Nokia tem preparada uma surpresa. Para Londres, tem marcado um evento sobre o sistema operativo Symbian.
Quanto aos outros dois principais sistemas operativos, os analistas coincidem como iOS do iPhone a ter pouco menos de 19 por cento este ano e o BlackBerry a alcançar os 13 por cento.
Comentários