O mercado dos smartphones está em crescimento acelerado e a batalha pela supremacia vai disputar-se entre os sistemas Android e Windows Phone. A Apple, por seu turno, estagna a penetração no mercado do iPhone. São as previsões dos analistas da IDC.
Com a parceria alcançada com a Nokia, a Microsoft posiciona-se como um dos grandes players do mercado dos smartphones. Com uma quota de mercado este ano de apenas 5,5 por cento, o Windows Phone vai conseguir quase 21 por cento dos aparelhos vendidos em 2015, num mercado em que o sistema operativo Android reinará com 45,4 por cento dos smartphones vendidos.
Os analistas da IDC concluem que o Windows Phone vai substituir a quota de mercado atualmente na posse do Symbian, o sistema operativo da Nokia, concluindo-se – pela leitura dos números – que a sua prestação com smartphones de outras marcas será residual.
Independentemente disso, o estudo da IDC aponta para que o objetivo da Nokia e da Microsoft seja plenamente alcançado. Steve Ballmer e Stephen Elop afirmaram no anúncio da parceria que “agora seria uma corrida a três” e as previsões parecem confirmá-lo.
Será, mais exatamente, uma corrida a quatro porque a Reseache in Motion, a fabricante dos BlackBerry consegue manter-se na corrida, com o efeito Android a morder o seu posicionamento mas sem fazer grande mossa nas vendas da marca.
A Apple, por seu turno, parece ter atingido o topo da sua expansão, com as previsões dos analistas a apontarem para a manutenção dos 15 por cento de quota de mercado e com uma taxa de crescimento anual composta entre 2011 e 2015 de 18,8 por cento.
O Symbian – o atual sistema operativo da Nokia – vai desaparecer por completo, apesar de a fabricante finlandesa não o assumir por completo. Na conferência de imprensa realizada no Mobile World Congress em Barcelona, Stephen Elop disse aos jornalistas que o objetivo era aprofundar a parceria com a Microsoft, como se pode ver neste vídeo:
É que o mercado dos smartphones está em franco crescimento, esperando os analistas um aumento de 49,2 por cento do número de vendas este ano. Ou seja, ao IDC aponta para que em 2011 se vendam 450 milhões de smartphones em todo o mundo. Este número representa um crescimento de 50 por cento em relação a 2010, ano que Kevin Restivo (analista da IDC) considera como tendo sido “excecional”, depois de em 2009 omercado ter estado “reprimido” por os usuários estarem a ver em que é que davam as mudanças tecnológicas.
Mas quando falamos em smartphones, o vencedor é claramente o Android. O sistema operativo da Google “está posicionado para assumir a liderança dos sistemas operativos dos smartphones em 2011, depois de lutar pelo segundo lugar em 2010, diz Ramon Llamas, analista sénior da IDS: “para os fornecedores que fizeram do Android a pedra angular das suas estratégias 2010 foi a festa de boas vindas. Este ano vemos a festa de coroação à medida que esses mesmos fornecedores ampliam e aprofundam os seus portfolios para chegar a mais consumidores, particularmente novos usuários de smartphones”.
Comentários