Andrew Brackin, um adolescente de 18 anos de idade, ganhou um prémio de 100.000 dólares, para ir morar para S. Franscisco e dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento do seu projeto de negócio.
O adolescente é um dos 20 jovens empresários que estão a ser patrocinados por Peter Thiel, um dos fundadores do PayPal e um dos primeiros investidores do Facebook, que acabou por se tornar a maior rede social do mundo.
No entanto para poder receber o prémio, Andrew, é obrigado a aceitar uma condição, tem que concordar em “saltar” a universidade e evitar, durante pelo menos dois anos, qualquer outro tipo de estudo formal.
O jovem britânico foi selecionado entre milhares de candidatos dos Estados Unidos e de outros 48 países.
Andrew Brackin chegou às semi-finais através de chamadas e entrevistas via Skype. Para a fase final, o adolescente, teve que voar para a Califórnia e fazer a sua apresentação para “pessoas importantes” do Vale do Silicio (Silicon Valley”).
Todos os finalistas tiveram que expor o seu projeto, sem notas escritas antes de uma audiência no Yerba Buena Center, em S. Francisco, local onde que Steve Jobs fez a apresentação do primeiro iPad.
Andrew pretende usar o dinheiro para desenvolver a Bunchy, uma plataforma online que permite que instituições de caridade e outras organizações levantem dinheiro a partir da sua audiência em redes sociais e sites.
O jovem é o segundo a britânico a receber o prémio Thiel Fellowship, criado por Peter Thiel e atribuído a 20 adolescentes por ano, de forma a poderem parar de estudar e em vez disso tentarem montar os seus negócios.
O bilionário é conhecido pela sua crítica à educação universitária tradicional, considerando-a um desperdício de tempo e dinheiro para alguns estudantes.
O programa “20-under-20″, criado por Thiel, paga a cada vencedor 100 mil dólares durante de dois anos, dinheiro esse que pode ser usado para cobrir as despesas e os custos empresariais.
Para o desenvolvimento do seu negócio, os adolescentes selecionados também recebem ajuda de Thiel e de outros empresários de sucesso de Silicon Valley, região da Califórnia, em torno de San Francisco, que é o lar de diversas empresas de referência, como o Google, Facebook e Yahoo!
“Eu sinto que muitas pessoas vão para a universidade sem pensarem naquilo que realmente querem fazer”, disse Andrew, que frequentou a Brit School (escola estatal no sul de Londres), onde estudaram algumas personalidades como as cantoras Amy Winehouse e Adele.
“Há outras opções para as pessoas que sabem o que querem e não precisam necessariamente de um diploma para chegar lá.”, continuou o jovem britânico de 18 anos.
Curiosidades acerca de Peter Thiel
- Thiel é um bilionário e um dos fundadores do Paypal, uma plataforma de transferência de dinheiro e pagamentos online.
- Foi um dos primeiros investidores a acreditar e a colocar dinheiro no Facebook (em 2004).
- Foi destaque no filme de 2010 “The Social Network” (A Rede Social), onde foi interpretado pelo ator Wallace Langham.
- LinkedIn, Zinga e Spotify foram outras empresa que também receberam investimentos deste bilionário.
Fonte do artigo: BBC
Comentários