A exemplo do que já acontece com os smartphones, o mercado dos tablet também está a mudar rapidamente. A Apple é ainda responsável pela maiora dos tablets vendidos mas quem regista maiores crescimentos é a concorrência Android.
De acordo com um estudo da companhia IDC, a Apple já controla menos de 50 por cento da quota de mercado e vê marcas como a Samsung, a Asus ou a Amazon a crescerem a ritmos cada vez maiores.
Os fabricantes de tablets com o sistema operacional Android estão a fabricar cada vez melhores aparelhos e – o que não é menos importante – a preços de venda substancialmente inferiores.
Só no último ano, a produção de iPads aumentou 65,3 por cento, chegando agora a 19,5 milhões de unidades. A Samsung aparece em segundo lugar com 8,8 milhões de unidades e a Asus em terceiro lugar com 2,7 milhões.
Mas não são estes números que dizem aos especialistas que os Android estão a conseguir impôr-se. É a taxa de crescimento. A Samsung conseguiu um crescimento da ordem dos 282,6 por cento. Mas impressionantes mesmo são os números da Asus: nada menos do que um aumento da produção de tablets da ordem dos 350 por cento.
Estará o reinado da Apple no mercado dos tablet à beira do fim?
Comentários