Viajar nunca foi tão fácil como agora e a tecnologia de informação desempenha aqui um papel fundamental. Munidos apenas de um smartphone podemos planear a viagem, obter informação turística sobre os destinos e até nunca nos perdermos. Conheça as cinco melhores apps para viajantes por alguém que sabe do que está a falar.
Modéstia à parte é esse o meu caso. Estou em viagem há já quase sete meses entre Portugal e o extremo oriental da Rússia. Parti em setembro e desde então utilizei dezenas de apps e – claro – cheguei à conclusão de quais são as cinco de que não posso abdicar. E o melhor é que estão disponíveis para Android ou iOS e são quase todas gratuitas.
Planear a viagem
Antes de partir para um qualquer destino, a maior parte dos viajantes gosta de ter tudo devidamente organizado. Não é o meu caso, mas quando é necessário voar não existe outra escolha.
E é fácil agora escolher o voo e mesmo fazer a reserva online, mas nem sempre temos um PC ou um portátil à mão. Mas o smartphone está sempre no bolso e com ele podemos fazer tudo.
Para escolher o voo e reservar, a aplicação que utilizo é o Skyscanner.
O Skyscanner permite fazer uma pesquisa por aeroportos de partida e chegada e procura todos os voos que obedecem aos critérios que escolheu, mostrando-lhe todas as opções por ordem crescente de preço, ou seja do mais barato para o mais caro. Depois só tem de fazer a reserva e… fazer uma boa viajem com a certeza de que o Skyscanner não cobra qualquer taxa pelo seu serviço.
Para muitos, chegar ao destino sem hotel marcado é uma dor de cabeça. E o Booking é o parceiro ideal para o fazer. Só tem que dizer a cidade que procura e o tipo de alojamento. A app faz tudo o resto por si, depois de estar devidamente registado. Depois de chegar ao hotel só tem de mostrar a sua reserva. É muito prático e útil, principalmente nas grandes cidades.
Pessoalmente, gosto da sensação de chegar a um novo local sem saber onde ficar e explorar as redondezas, mas nem sempre é possível e então recorro sempre ao booking,
À chegada
Deve ser das piores sensações que um viajante enfrenta. Chegar a uma nova cidade – a um terminal rodoviário ou a uma gare de caminhos de ferro e não fazer a mínima ideia onde se está. A maior parte das pessoas recorre a um transporte para o levar ao hotel ou guesthouse e nem sempre pelos melhores preços.
Eu não! Sei quase sempre onde estou, graças ao MapsWithMe. Esta app permite-lhe ter um mapa da cidade onde se encontra e fazer uma pesquisa por hoteis, transportes, restaurantes, hospitais e correios, entre outros. E o melhor de tudo é que corre ofline. Não é necessário ter uma conexão à internet para se ter uma ideia da configuração da cidade e até pode ser que as guesthouses que procura estejam mesmo ali ao virar da esquina e não tenha de recorrer a transportes. Além do mais, nunca tem aquele ar perdido que atrai pessoas nem sempre muito recomendáveis.
O MapsWithMe é gratuito mas a versão paga é melhor porque inclui o GPS. Depois de comprada a aplicação, o download dos mapas dos países é gratuito.
É claro que nada é perfeito e este é também o caso desta app. Por isso utilizo-a em conjunto com o Triposo que inclui além do mapa inclui os artigos da Wikipédia e da Travelpédia sobre a cidade. Com o MapsWithMe oriento-me e com o Triposo fico a conhecer melhor o local onde estou, sendo que também tem o mapa e o serviço de localização está disponível. E é gratuito.
E as saudades?
É claro que viajar é bom. Mesmo que seja em serviço e por pouco tempo é sempre uma experiência enriquecedora. E por isso queremos contar o que vimos e o que nos aconteceu. Mas – como é o meu caso – se estamos sozinhos como é que fazemos?
Fácil! Recorremos ao Skype! E não apenas para fazer chamadas para outras contas do serviço. O Skype permite-lhe fazer chamadas internacionais para qualquer número de telefonea preços muito mais económicos do que o custo do roaming. Só tem de comprar créditos e ter uma conexão wifi.
Resumindo, são estas as apps que considero imprescindíveis no smartphone de qualquer viajante, e todas se encontram disponíveis para Android ou iOS: Skyscanner, Booking, MapsWithMe, Triposo e Skype.
A propósito da minha viagem, se a quiser acompanhar pode fazê-lo através do site Tanto Mundo, do blog Do Cabo da Roca a Vladivostok ou – em inglês – no Just a Backpacker. Espero por si.
Boas viagens!
Faça o download
Skyscanner
Para iOS
Booking
Para iOS
MapsWithMe
Para Android
Para iOs
Triposo
Para iOS
Skype
Para Android
Para iOs
Comentários