A Disney aproveitou a sua presença na CES 2025 para revelar que o seu serviço de streaming vai em breve suportar tecnologia HDR10+. Esta é uma implementação muito importante para o Disney+, especialmente se considerarmos que a maior parte dos seus rivais já oferecem suporte para esta tecnologia há muito tempo.
A empresa revelou ainda que várias empresas estiveram envolvidas no desenvolvido da tecnologia, tal como a Samsung, Panasonic e Amazon. Por isso, se tens subscrição do Disney+ e uma Smart TV da Samsung, prepara-te… porque o conteúdo vai ficar melhor que nunca.
Qual é a diferença de ter suporte para HDR10+ no Disney+?
O HDR10+ é uma tecnologia que permite melhorar consideravelmente a qualidade das imagens reproduzidas, pois oferece metadados dinâmicos que se ajustam automaticamente em cada frame. Essencialmente, esta característica consegue colocá-lo ao mesmo nível do popular Dolby Vision, tendo sempre presente a grande vantagem de ser uma tecnologia sem qualquer tipo de custo de licenciamento.
Para os utilizadores que assistem ao Disney+ numa Smart TV da Samsung, esta é uma excelente novidade. Ainda que o serviço já oferece-se suporte para formatos HDR10 e Dolby Vision, as televisões da Samsung não suportam Dolby Vision.
O HDR10+ está cada vez mais a tornar-se uma escolha padrão em vários segmentos de mercado, com várias plataformas de streaming já com suporte (Apple TV+, Amazon Prime Video, Hulu, YouTube, etc.), e também com a indústria gaming a adotar esta tecnologia.
Melhorias do Disney+ não chega apenas às televisões
Como certamente podias imaginar, a limitação de não oferecer suporte para a tecnologia Dolby Vision não se limita apenas às televisões da Samsung. Também os smartphones da gigante sul-coreana são afetados por este “problema”. Por isso, todos os utilizadores de smartphones Samsung poderão agora começar a desfrutar dos conteúdos do Disney+ com muito mais qualidade.
Curiosamente, um dos maiores serviços de streaming da atualidade — Netflix — continua a limitar o seu suporte a HDR e Dolby Vision. Agora, com o salto do gigante Disney+ no comboio do HDR10+ é possível que também a Netflix comece a considerar juntar-se à festa, trazendo também conteúdos com muito melhor qualidade para os milhões de utilizadores de dispositivos Samsung (e não só!).
Outros artigos interessantes:
- Promo: poupa 500 euros num portátil gaming com gráfica RTX 4070
- TCL apresenta tecnologia NXTPAPER 4.0 em novos dispositivos
- Samsung Galaxy S26 Ultra poderá ter ecrã mais fino e brilhante