Por esta altura já não podemos dizer que é uma verdadeira surpresa ver a Xiaomi puxar os limites tecnológicos implementados nos seus dispositivos. Novas informações partilhadas no X por um reconhecido leaker apontam para que a fabricante chinesa já esteja a preparar o lançamento de um novo Xiaomi Pad este ano, equipado com o potente processador Qualcomm Snapdragon 8 Elite.
Infelizmente, Kartikey Singh acabou por não fornecer mais informações sobre o novo dispositivo, confirmando apenas que o seu lançamento está planeado para 2025. Muito provavelmente acabará por ser lançado primeiro na China, chegando mais tarde aos restantes mercados globais. Ainda assim, fica no ar a possibilidade de um lançamento global ainda este ano.
Será que a Xiaomi consegue ressuscitar o mercado dos tablets Android?
Já há algum tempo que o mercado dos tablets Android está praticamente estagnado, com apenas uma ou duas fabricantes (Xiaomi e Samsung?) a apresentarem avanços tecnológicos significativos. É verdade que as restantes fabricantes continua a lançar tablets no mercado regularmente, mas estes são sempre medianos e com poucas inovações.
Com tal estagnação, não é de estranhar que até mesmo fãs do Android acabem por olhar para a Apple quando chega a hora de comprar um novo tablet. Afinal de contas, é preciso ser realista, não há grande competição para os iPads.
Agora, com a chegada de um verdadeiro topo de gama ao mercado, é possível que a Xiaomi venha a conseguir fazer com que o coração do mercado dos tablets Android volte a bater.
Xiaomi Pad com Snapdragon 8 Elite pode chegar para dar a volta ao mercado
Como já referi, o leaker acabou por não revelar mais informações sobre as especificações deste novo tablet, e ainda não circularam na internet quaisquer fugas de informação. Ainda assim, podemos sempre especular no que esperar deste tablet tendo em consideração a aposta no processador mais potente da Qualcomm.
Não faria qualquer sentido para a fabricante chinesa apostar num processador tão potente, e depois não seguir o mesmo plano no que respeita às restantes especificações de hardware.
Espera-se que o novo Xiaomi Pad chegue equipado com um ecrã de grandes dimensões, suporte para uma resolução elevada (será possível 4K?) e também para uma taxa de atualização digna de um dispositivo gaming. No que respeita à memória RAM, fala-se na possibilidade de existirem até 3 variantes: 8GB, 12GB, e 16GB. Para garantir um nível de autonomia topo de gama, é possível que a Xiaomi aposte numa bateria com pelo menos 10,000mAh.
Outros artigos interessantes:
- Google Gemini no Android está cada vez melhor: vê as novidades!
- Promo: poupa 500 euros num portátil gaming com gráfica RTX 4070
- Samsung Galaxy S26 Ultra poderá ter ecrã mais fino e brilhante