Realizar vendas de forma significativa através do comércio eletrônico pode mudar significativamente a sua história, e olha que não estou falando apenas em nível financeiro, estou falando de mindset. Convencer o público a comprar aquele produto ou simplesmente acreditar na sua marca é algo satisfatório.
Principalmente quando paramos para analisar e comparar de forma geral como se comporta o seu concorrente.
Devido ao grande leque de oportunidades. Hoje, muitas pessoas comuns decidem empreender e se arriscar no digital, e isso tem feito surgir uma grande quantidade de e-commerces, o que de fato, não é um fator negativo.
Entretanto, saber gerir esse modelo de negócio e entender quais são as vantagens e principalmente desvantagens do comércio eletrônico é o que vai fazer você ter um diferencial para sair na frente. E isso independe do produto que você venda.
Por isso, se você está pensando em montar uma loja virtual e apostar em cheio no comércio eletrônico, eu aconselho que você acompanhe esse artigo, pois através dele você terá um norte para entender como funciona o processo de vendas na internet.
O que é comércio eletrônico?
Também popularmente conhecido como e-commerce, o comércio eletrônico é uma modalidade de negócio que consiste em realizar compra e venda de produtos e serviços através da internet. Toda a transação é feita através de dispositivos eletrônicos, como por exemplo: Tablets, computadores e Celulares
É interessante investir no comércio eletrônico em 2025?
Sim, muito! Apesar de já existirem sites extremamente consolidados no mercado digital. O comércio eletrônico é uma área extremamente promissora. Principalmente por que estamos vivendo e presenciando a fase de evolução da era tecnologia. Onde praticamente ninguém consegue mais viver sem 0 celular?
É caro investir no comércio eletrônico?
Não. O investimento para montar um site de ecommerce é relativamente baixo, principalmente se formos comparar com os custos de montar uma loja física. Com menos de R$700 você consegue montar um site.
Qualquer pessoa pode investir no comércio eletrônico?
Sim. Independente do nível financeiro ou grau de escolaridade, qualquer pessoa pode investir no comércio eletrônico, caso queira montar o seu site ou sua marca própria, basta clicar aqui.
5 Vantagens de Usar o Comércio eletrônico para Impulsionar Vendas
- Baixo Investimento
- Maior alcance
- Muito mais chances de faturamento
- Retorno de métricas de forma simplificada
- Escalabilidade
- Baixo Investimento
Você já deve presumir que manter uma loja virtual é uma forma de negócio que requer muito menos custos. Pois o comércio eletrônico não exige aluguel de espaço físico, contratação de funcionários entre outras despesas e gastos que geram muita dor de cabeça e consomem tempo e dinheiro.
- Maior alcance
Como não existe a necessidade de espaço físico e todas as transações do negócio são expostas em um espaço virtual, obviamente as chances de alcance de público tendem a ser maiores. Principalmente por que na atualidade o mundo vive conectado, principalmente através das redes sociais.
- Muito mais chances de Faturamento
Como não existe horário comercial, as lojas de e commerce possuem uma infinita chance de faturamento. O negócio parece que foi feito para dar certo. Principalmente a nível de alcance, você pode por exemplo residir e montar a sua loja na cidade de Recife e conseguir prospectar uma venda em Portugal. Perfeito, né? Além desse fator existem grandes possibilidades de você realizar vendas enquanto estiver dormindo.
- Retorno de métricas de forma simplificada
Os sites de e-commerce oferecem ferramentas que permitem monitorar e entender de forma intuitiva o comportamento do cliente, ajudando na personalização de estratégias de marketing que é justamente o que te dá a possibilidade de realizar mais vendas.
- Escalabilidade
Você há de concordar comigo que é muito mais fácil expandir um negócio online, adicionando novos produtos ou serviços através de uma plataforma de e commerce do que ter que reestruturar essa demanda dentro de uma loja física. Ou seja, através dos sites de ecommerce é possível alterar, acrescentar ou mudar de produto ou até mesmo nicho sem a necessidade de realizar grandes mudanças na infraestrutura.
5 Vantagens do Comércio Eletrônico Para os Consumidores
- Comodidade
- Muito mais opções
- Facilidade para comparar preços
- Muito mais econômico
- Promoções exclusivas
Comodidade
Quem não gosta de comprar através do celular no conforto de casa, no escritório ou de qualquer local que você esteja, não é mesmo? Os sites de ecommerce funcionam como uma mão na roda para o consumidor porque eles permitem que você realize uma compra a qualquer hora e de qualquer lugar, sem necessidade de se deslocar até uma loja física poupando tempo.
Muito mais opções
Pesquisar sites na internet te dá muito mais chances de encontrar lojas com produtos diversificados, do que passear em um shopping ou Centro Comercial, por exemplo. A navegação através da internet permite que você tenha muito mais chances de encontrar um produto diversificado que você queira do que uma loja física.
Facilidade para comparar preços
Podemos dizer que através da web é dez mil vezes mais fácil comparar preços e características de produtos em diferentes lojas online para garantir o melhor custo-benefício, do que sair “batendo perna” em loja física.
Muito mais econômico
É correto afirmar que o processo de compras online é muito mais rápido, devido a capacidade de realizar filtros e principalmente por causa dos mecanismos de busca que facilitam encontrar exatamente o que se procura.
Promoções exclusivas
Através do comércio eletrônico ou das lojas online é possível encontrar promoções com descontos que não estão disponíveis em lojas físicas, que na maioria das vezes precisam embutir o imposto.
5 Desvantagens do Comércio Eletrônico Para o empreendedor
- Concorrência Acirrada
- Custos com tecnologia e segurança
- Logística Complexa
- Baixa taxa de fidelidade
- Dependência de sites terceirizados
- Concorrência acirrada
Como já disse aqui, a facilidade de criação de lojas online aumenta a concorrência, tornando difícil se destacar em mercados saturados.
- Custos com tecnologia e segurança
Investir em plataformas de e-commerce e garantir segurança contra ciberataques pode ser caro e demandar manutenção constante.
Logística complexa
Caso o site de ecommerce não seja confiável a logística pode se tornar complexa, afinal de contas, gerenciar estoques, prazos de entrega e custos de envio pode ser desafiador, especialmente em negócios de grande escala.
- Ausência de fidelidade
No ambiente online, os consumidores têm fácil acesso a comparadores de preços, o que pode reduzir a fidelidade à marca. Por isso, você deve estudar bem o seu negócio com o intuito de reforçar a sua branding e construir uma marca de valor.
- Dependência de sites terceirizados
Muitos empreendedores dependem de marketplaces, que podem cobrar altas taxas e impor regras que limitam o controle sobre o negócio. Mas se você encontrar uma empresa confiável, como a que disponibilizei aqui nos últimos links, você não terá essa dor de cabeça. Basta entrar em contato com a equipe especializada.
5 Desvantagens do Comércio Eletrônico Para os Consumidores
- Falta de contato físico com o produto
- Mais riscos de fraudes
- Problemas com frete e prazo de entrega
- Dificuldades para realizar devoluções e trocas
- Dependência Tecnológica
- Falta de contato físico com o produto
Infelizmente esse é um ponto negativo, principalmente para quem gosta de usar o comércio eletrônico para comprar roupas. Não é possível tocar, experimentar ou avaliar fisicamente os produtos antes da compra, o que pode gerar incertezas e por mais que os produtos sejam comercializados com a numeração, cada corpo é um corpo.
- Mais riscos de fraudes
Devido às facilidades de criar um sites de ecommerce, comprar online pode ser sim! Os consumidores a sites falsos, golpes e roubo de informações pessoais e financeiras. Uma dica antes de comprar em um determinado site é pesquisar no Reclame Aqui e avaliar as opções de pagamento. Se o site só tiver a opção de pix. Corra dele!
- Problemas com frete e prazos de entrega
Diminui muito nos últimos anos mais no Brasil, ainda existem problemas relacionados a taxas de envio e longos prazos de entrega podem desestimular a compra, especialmente em compras internacionais.
- Dificuldade para realizar devoluções e trocas
Empresas como Shopee e Mercado Livre têm tomado ações positivas com objetivo de reverter esse quadro. Mas dentro de um plano geral o processo de devolução ou troca de produtos comprados online pode ser complicado e demorado.
- Dependência tecnologia
Eu não considero esse fator tão relevante, mas como estamos falando de um modelo de negócio todos os pontos devem ser colocados na mesa. O acesso ao comércio eletrônico depende de dispositivos eletrônicos e conexão à internet, o que pode ser uma barreira para algumas pessoas que moram em regiões que não têm tanta facilidade de acesso à internet.
Conclusão
Atualmente investir no comércio eletrônico e apostar em um site de ecommerce não é nenhum bicho de 7 cabeças, qualquer pessoa com um mínimo de instrução digital consegue impulsionar o seu próprio negócio e construir sua marca na internet do zero, montando uma loja virtual
Contudo, a infinidade de lojas existentes torna o comércio virtual um campo com a concorrência acirrada, afinal de contas o espaço é convidativo, oportuno e extremamente democratico. Por isso, antes de tentar montar e impulsionar sua loja virtual você deve conhecer os pontos fortes e fracos de ter uma loja de e-commerce.
Se você pensar fora da caixa e parar para analisar ao pé da letra, com certeza vai perceber que existe mais prós do que contras, mas mesmo assim é necessário ter os pés no chão e adquirir sabedoria. Pois dessa forma, o seu negócio tem muito mais chances de dar certo.