O sector do comércio registou recentemente um aumento da nova geração de comerciantes. Muitos acreditam que o comércio pode ser a chave para a liberdade financeira e um estilo de vida lucrativo. Do mesmo modo, surgiram comerciantes instruídos e experientes de todas as partes do mundo.
Com as tecnologias modernas a tornarem-se cada vez mais fortes e proeminentes, muitos investidores e negociantes estão a utilizá-las para tomar decisões mais bem informadas. Vejamos mais de perto como o panorama tecnológico moderno preparou os investidores para serem melhores do que nunca.
O brilhantismo tecnológico dos especialistas do mercado
Em mais de uma década, as inovações tecnológicas ultrapassaram todas as expectativas em termos de aplicação, computação e hardware. Atualmente, é possível aceder a smartphones e tablets portáteis que, por si só, podem funcionar como plataformas de negociação.
As múltiplas inovações tecnológicas deram ainda mais poder ao operador moderno. Qualquer pessoa pode negociar se souber utilizar os seguintes recursos tecnológicos:
A acessibilidade da Edtech
Várias plataformas online , como a Coursera e a Upskill, oferecem cursos sobre como se tornar um trader. Aqui, pode aprender competências como a análise de mercado, a gestão de riscos e as estratégias de negociação. Muitos desses cursos atendem a uma ampla gama de orçamentos e permitem que você prossiga em seu próprio tempo.
A facilidade da rede de negociação social
O YouTube é uma das plataformas dominantes que oferece recursos ilimitados. Muitos canais dedicam-se a ensinar-lhe as competências necessárias e a prepará-lo para as bases e os fundamentos da negociação.
Existem também opções como o X (anteriormente conhecido como Twitter) e o Threads. Muitos operadores fornecem informações sobre as transacções e o panorama do mercado. Correlativamente, os operadores podem transmitir em direto as suas transacções no YouTube. Embora estes sejam atrasados, um operador principiante pode aprender as estratégias subjacentes às transacções e outras competências com estes operadores.
Pode obter informações sobre o mercado seguindo operadores bem sucedidos e líderes do sector. Depois, pode utilizar estas estratégias ou análises para negociar.
Praticar com contas de demonstração
As plataformas de negociação modernas permitem aos utilizadores criar contas e utilizar dinheiro de demonstração para praticar a navegação no mercado em tempo real.
Embora não obtenha lucros nem ganhe dinheiro, também não perderá nada. As contas de demonstração são uma óptima forma de pôr à prova o que aprendeu. Ajudam-no a avaliar e testar as suas estratégias sem o risco ou benefícios financeiros.
Analisar notícias e eventos
A maior parte dos portais de notícias e das plataformas financeiras tem como objetivo fornecer actualizações em tempo real sobre as tendências. Pode até utilizar as plataformas de negociação para obter dados em tempo real dos operadores. Estes ajudam-no a compreender os acontecimentos que movimentam o mercado. As plataformas de negociação oferecem-lhe gráficos e estatísticas contínuos com actualizações em tempo real sobre o mercado.
Dependendo das notícias actuais, pode tomar decisões atempadas ou preparar uma estratégia lucrativa para o futuro. Por exemplo, enquanto está a negociar, pode receber notícias sobre as importações e exportações nos EUA. Se forem positivas, começará a assistir a uma mudança nas tendências (negociação de divisas) e poderá adaptar a sua estratégia em conformidade.
Incorporar decisões baseadas em dados
Existem muitas ferramentas disponíveis online. Por exemplo, pode treinar Chatbots de IA para o ajudar na negociação. Tirar partido da sua capacidade de computação permite-lhe obter melhores informações. Estas ferramentas são óptimas para obter opiniões de especialistas ou informações que podem passar despercebidas.
Uma plataforma de negociação credível será suficiente se não quiser aceder a informações de várias fontes. Muitas vezes, esses portais online oferecem informações completas, notícias, actualizações e muito mais sobre negociação.
Também pode utilizar ferramentas automatizadas disponíveis na sua plataforma, como o TradingView da OANDA. É uma das ferramentas modernas de análise de negociação e de dados que podem ajudar a efetuar transacções e a aprender sobre o mercado.
Tirar partido da automatização
Também pode automatizar as suas transacções utilizando ferramentas especializadas. Estas ferramentas permitem-lhe configurar a compra ou venda automática com base nas suas preferências. Pode utilizá-las juntamente com outras ferramentas de negociação ou criar um sistema mais complexo que integre todas as funcionalidades disponíveis.
Por exemplo, pode definir um limite de paragem para vender automaticamente a um determinado preço para reduzir potenciais perdas. Outro exemplo é a programação de uma transação com base no tempo – como definir uma transação para ser executada daqui a 30 minutos. Se não conseguir acompanhar o mercado de perto, pode automatizar o processo utilizando uma funcionalidade de temporizador.
Tornar-se um especialista em negociação
A combinação de todas as tecnologias disponíveis no mundo atual minimiza as suas horas de estudo e de aprendizagem por tentativa e erro. Por exemplo, pode aprender um curso a partir de um portal Edtech e depois praticar numa conta de demonstração para ver se funciona. Pode então utilizar as actualizações de notícias em tempo real para melhorar ainda mais a sua estratégia. Se isso não funcionar, também pode recorrer à ajuda da IA para o ajudar com análises e estratégias. Depois de apanhar o jeito das negociações, pode automatizar ou definir negociações específicas sem as verificar manualmente a toda a hora.
Prepare as suas estratégias de negociação para o futuro
A tecnologia moderna permitiu a qualquer pessoa aprender a negociar. Com a ajuda de algo tão simples como chatbots de IA, pode aceder a conhecimentos especializados e tomar decisões mais bem informadas.
Outros artigos interessantes: