A Google anunciou, no dia 31 de outubro, novas funcionalidades de Inteligência Artificial generativa para as suas plataformas Google Maps e Google Earth, com o objetivo de disponibilizar dados atualizados que possam apoiar programadores e urbanistas na resolução de desafios geoespaciais.
Nova funcionalidade: embasamento com o Google Maps
A Google apresentou o “embasamento com o Google Maps”, uma ferramenta que dá aos programadores acesso a informações detalhadas e em tempo real sobre locais. A ideia é tornar as respostas geradas por modelos de linguagem mais precisas e alinhadas com as atualizações contínuas de 250 milhões de pontos no Maps.
Por exemplo, um site de arrendamento de imóveis pode integrar esta funcionalidade para fornecer, através de um chatbot, detalhes recentes sobre ginásios próximos, como horários de funcionamento ou avaliações. Isto ajuda os utilizadores a tomar decisões de forma mais informada. O “embasamento com o Google Maps” está disponível desde o dia 31 de outubro como recurso experimental.
IA em veículos Rivian e integração na API Places
Durante a conferência Google I/O, a empresa anunciou a inclusão das capacidades da IA generativa Gemini na API Places. Em breve, os veículos da Rivian vão começar a integrar esta tecnologia, permitindo que os ecrãs de infoentretenimento dos automóveis mostrem resumos automáticos sobre restaurantes, lojas ou supermercados próximos, facilitando o acesso a informações relevantes durante a condução.
IA generativa chega ao Google Earth
O Google Earth também vai receber as capacidades da IA generativa Gemini, especialmente direcionadas para o planeamento urbano. Esta atualização permitirá que técnicos e urbanistas realizem análises de dados em minutos, em vez de dias.
Por exemplo, na tarefa de mapear áreas com falta de carregadores para veículos elétricos, os técnicos poderão pedir ao sistema que identifique os códigos postais com menos infraestruturas de carregamento em relação à sua área geográfica. O Google Earth utilizará raciocínio automatizado para gerar uma visualização detalhada, ajudando a tomar decisões informadas sobre onde instalar novos postos de carregamento.
Esta tecnologia foi desenvolvida em colaboração com a Google Research e a X, a moonshot factory. O lançamento está previsto para o próximo mês, com um programa de testers de confiança já em fase de preparação.
Yael Maguire, VP & GM da Google Maps Platform e Google Earth, destacou a importância destas inovações e o impacto que poderão ter na criação de soluções mais eficazes para programadores e urbanistas.
Outros artigos interessantes: