Imagina o que se passa em toda a internet em apenas um minuto? Os números são avassaladores, mas a Intel conseguiu pôr tudo em ordem numa altura em que o número dos dispositivos ligados à rede é igual ao da população humana. Só para dar uma ideia, no mesmo minuto há 277.000 logins no Facebook e são vistos 1,3 milhões de vídeos no Youtube.
Para o comum dos mortais é impossível congelar um minuto e analisá-lo até à exaustão. Mas a Intel tem os meios técnicos para o fazer e sem ter verdadeiramente parado o tempo é capaz de nos dizer o que está a acontecer na internet. Tudo o que acontece em sessenta segundos. O mais recente post do blog da companhia, assinado por Kristal Temple, mostra tudo o que se passa na rede.
Vamos aos números: num minuto são enviados 204 milhões de emais e vistas 20 milhões de fotografias no Flickr; nos mesmos sessenta segundos são vistas pelo menos 60 milhões de páginas do Facebook e carregadas 30 horas de vídeo no Youtube, enquanto o gigante Amazon factura 83 mil US dólares. E, claro, são feitas mais de 2 milhões de pesquisas no Google.
O impacto dos dispositivos móveis nestes números é claro, segundo a Intel. Em cada minuto há mais 1.300 novos usuários de dispositivos móveis. E os smartphone e tablets são os grandes responsáveis pelo incremento de tráfego, pela facilidade que têm em ver e gerir conteúdos multimédia. A companhia estima que em 2015 (apenas daqui a dois anos) os dispositivos móveis dobrem a população mundial – o seu número actual iguala – e pergunta-se se os fabricantes conseguirão garantir o fluxo de informação e a sua segurança.
Comentários