O PIEP – Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros, com sede em Guimarães, participa na Fakuma 2024, evento internacional do setor dos plásticos que decorre de 15 a 19 de outubro na Alemanha.
O centro vai apresentar inovações resultantes de investigação em novos materiais e soluções tecnológicas para os desafios da indústria.
Inovações em armazenamento de hidrogénio e eletrónica integrada
Entre as novidades, destaca-se um depósito de hidrogénio fabricado com fibra de carbono e a tecnologia LDS – Laser Direct Structuring, que permite incorporar eletrónica na superfície de peças poliméricas. Estas soluções têm aplicações nos setores automóvel, de consumo e dispositivos médicos.
Será também exibido um material com condutividade elétrica apto para produção por impressão 3D em áreas como aeroespacial, automóvel e eletrónica.
No âmbito da sustentabilidade, o PIEP apresenta produtos plásticos que incorporam material reciclado e são recicláveis, direcionados para o setor da embalagem.
Sobre o PIEP e a Fakuma 2024
Fundado em 2000, o PIEP é um centro de tecnologia e inovação especializado em engenharia de polímeros, colaborando com universidades, centros de investigação e indústria.
A Fakuma 2024 é a 29.ª edição do principal evento internacional para a indústria do processamento de plásticos, focando-se na eficiência, economia circular e sustentabilidade.
Outros artigos interessantes: