A Alphabet, empresa-mãe da Google, revelou um investimento de 3,3 mil milhões de dólares para a construção de dois novos centros de dados na Carolina do Sul, Estados Unidos.
Este investimento tem como objetivo reforçar a infraestrutura digital da empresa, especialmente no que diz respeito a serviços como a Pesquisa Google, Google Cloud e Google Maps.
A iniciativa deverá criar centenas de novos postos de trabalho, especialmente nos condados de Dorchester e Berkeley. Em Dorchester, o novo campus será distribuído entre o Pine Hill Business Campus, em Ridgeville, e o Winding Woods Commerce Park, em St. George, num investimento estimado de 2 mil milhões de dólares e a criação de 200 novos empregos operacionais.
Necessidade de expansão para IA e cloud
Os novos centros de dados surgem como resposta ao aumento da procura pelos serviços em cloud e inteligência artificial da Google. A Alphabet também vai investir mais 1,3 mil milhões de dólares na expansão do seu campus já existente no condado de Berkeley, localizado no Mount Holly Commerce Park, em Moncks Corner.
Com esta expansão, prevê-se não só um aumento de postos de trabalho, mas também o fortalecimento das operações da Google na região, onde está presente desde 2007.
Alphabet aposta em infraestrutura digital
Monique Picou, vice-presidente global da Google para Cadeia de Fornecimento e Operações da Cloud, destacou a importância da colaboração contínua com a Carolina do Sul.
Segundo Picou, este investimento demonstra o compromisso da Google com a força de trabalho local e o ambiente empresarial favorável do estado.
Os centros de dados da Google são essenciais para suportar serviços digitais e o desenvolvimento tecnológico em áreas como a inteligência artificial.
Crescimento global em infraestrutura de IA
O investimento da Alphabet insere-se numa tendência mais ampla de grandes empresas tecnológicas que estão a apostar fortemente em infraestrutura para suportar a inovação em IA.
Em julho de 2024, a Alphabet anunciou um total de 13 mil milhões de dólares investidos no segundo trimestre, com previsões de continuar a investir pelo menos 12 mil milhões por trimestre até ao final do ano.
A Google não é a única a apostar no setor. A Microsoft, por exemplo, estabeleceu uma parceria com a BlackRock e a MGX, um fundo apoiado por Abu Dhabi, com o objetivo de investir mais de 30 mil milhões de dólares em projetos de infraestrutura de IA, incluindo a construção de centros de dados e instalações energéticas.
Outros artigos interessantes: