A Niantic, conhecida por jogos como Pokémon GO e Ingress, está a lançar uma nova versão da sua app Scaniverse. Esta atualização permitirá aos utilizadores capturar objetos ao seu redor com mais detalhes, através de uma técnica chamada Gaussian Splitting.
Com o Scaniverse 4, poderás capturar lugares e objetos em 3D de uma forma mais precisa e rica, graças a esta nova abordagem que captura mais pontos de dados sobre um objeto, permitindo uma representação mais detalhada e um rendering mais rápido.
A Niantic adquiriu a Scaniverse em 2021 e esta é uma das principais atualizações da app desde então. Antes, a Scaniverse permitia-te digitalizar lugares e objetos e armazená-los no teu dispositivo ou partilhá-los com amigos. Agora, com estes novos métodos de digitalização, podes colocar estes “splats” — que são digitalizações de objetos ligadas a dados de localização — num mapa, e outros podem descobri-los para experienciar novos lugares com melhor precisão e detalhes.
Construindo um mapa 3D do mundo
Nos últimos anos, a Niantic tem tentado construir um rico mapa 3D do mundo, pedindo aos jogadores dos seus jogos Wayfarer, Ingress e Pokémon GO para digitalizarem diferentes lugares e ganharem algumas recompensas no jogo. A empresa tem usado algumas dessas digitalizações para construir splats em todo o mundo.
O novo processo de digitalização, disponível apenas para iOS no lançamento, é muito simples. Podes selecionar a opção splats através do novo menu de captura e começar a digitalização. Tens de te mover em torno do objeto, capturando-o de diferentes ângulos como se estivesses a capturar um vídeo. Quando terminares, a app processa a digitalização e permite-te colocar o splat no mapa, partilhar o modelo ou partilhar o vídeo com outros. A Niantic diz que digitalizar um objeto durante um a três minutos dá-te uma digitalização de boa qualidade.
A Niantic disse que desfocar automaticamente rostos e matrículas que aparecem na digitalização por razões de privacidade para todas as digitalizações que a própria empresa processa. Além disso, se houver um objeto em movimento nos frames durante a digitalização, ele é eliminado da renderização final.
Gaussian Splatting: uma nova abordagem
Brian McClendon, VP de Engenharia da Niantic e co-inventor do Google Earth, disse ao TechCrunch que a empresa usou uma técnica de rendering chamada malhas triangulares na versão anterior do Scaniverse. Com a nova abordagem Gaussian Splatting, com dados semelhantes, obtém-se uma renderização detalhada com iluminação e reflexos melhorados.
“Os gaussian splats têm duas grandes vantagens sobre as malhas triangulares: processam mais rapidamente e são dramaticamente mais realistas, incluindo a captura de detalhes como a transparência das janelas, reflexos na água e folhas das árvores. É como comparar um modelo LEGO com uma escultura de argila. Os LEGOs podem ser blocky e rígidos, enquanto a argila permite curvas suaves e detalhes mais finos”, disse McClendon.
Dados de localização mais ricos para desenvolvedores
A empresa já oferece dados de localização do mundo real através do seu sistema de posicionamento visual (VPS). Com a nova técnica de digitalização, planeia oferecer dados mais ricos aos desenvolvedores. Acredita que os utilizadores do Scaniverse, principalmente criadores de conteúdo XR e entusiastas da fotografia 3D, ajudarão a empresa a construir um novo mapa visual.
A Niantic já tem digitalizações alimentadas por Gaussian Splats na ordem das centenas de milhares e planeia expandir isto para milhões num futuro próximo. A empresa irá disponibilizá-las para os desenvolvedores para casos de uso como jogabilidade ou experiências de realidade virtual.
A empresa também planeia integrar estes dados para potenciar experiências nos seus próprios jogos, onde personagens virtuais podem interagir melhor com objetos da vida real.
Explorando novas possibilidades
Com esta atualização, a Niantic está a dar um passo em frente na criação de um mapa 3D mais rico e detalhado do mundo. Ao permitir que os utilizadores capturem objetos e lugares com mais precisão, a empresa está a abrir caminho para novas e emocionantes possibilidades no campo da realidade aumentada e virtual.
Imagina jogar Pokémon GO e ver os teus Pokémon favoritos interagirem com o mundo real de formas mais realistas, ou explorar novos lugares através de experiências de realidade virtual que parecem quase tão detalhadas como a vida real. Estas são apenas algumas das potenciais aplicações desta tecnologia.
Além disso, ao disponibilizar estes dados para desenvolvedores, a Niantic está a incentivar a criação de ainda mais experiências inovadoras e imersivas. Estamos ansiosos para ver o que a comunidade de desenvolvedores será capaz de criar com estas novas ferramentas à sua disposição.
Portanto, se és um entusiasta de tecnologia, um criador de conteúdo XR ou simplesmente alguém que adora explorar novos lugares e experiências, mantém-te atento ao Scaniverse 4. Com esta atualização, a Niantic está a trazer-nos um passo mais perto de um futuro onde o mundo digital e o mundo real se fundem de formas cada vez mais impressionantes e envolventes.
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