Quem acha que chegou a hora de esquecer as limitações que oferecem os tradicionais consoles, comprar um computador para jogos é a opção recomendada.
Componentes Cruciais para Desempenho de PCs para Jogos
Além de decidir o que cabe no orçamento disponível, há que levar em consideração quais são seus componentes, já que a partir deles se poderá desfrutar de uma ou outra experiência de jogo.
Seja para jogos ou não, a parte mais importante junto com os gráficos de qualquer PC, é o processador, pois é o responsável por fazer funcionar o equipamento e levar menos ou mais tempo para realizar as operações necessárias tanto do funcionamento do sistema operacional como dos jogos e aplicativos que se instalam.
É muito importante que o computador seja capaz de executar ao mesmo tempo duas tarefas para maximizar o desempenho, pelo que o processador deve ser compatível com Hyper Threading – no caso de Intel – ou SMT – se falar de processadores AMD -.
A placa gráfica é a principal responsável por jogar jogos com menor ou maior qualidade, daí que seja um dos componentes mais caros de qualquer PC. Ao comprar um computador a memória RAM e seu tipo é o terceiro elemento importante que se deve levar em consideração, que quanto maior a quantidade de RAM logicamente será melhor.
Mesmo que não no mesmo nível que o processador e os gráficos, o armazenamento também é importante pois esta unidade permite armazenar conteúdo no aparelho, sejam jogos, aplicativos, vídeos e fotos com base em um limite estabelecido.
Os PCs para jogos incluem opções de conectividade de até 8 portas USB-A 2.0 e 3.0 que estão distribuídas entre a parte frontal e traseira, uma porta RJ45 para conexão à Internet com fio, saídas e entradas de áudio via jack de 3,5 mm, conector para antenas Wi-Fi e conexão HDMI.
Vantagens de um Notebook com Placa Gráfica RTX 2050 para Jogos Multiplayer
Se estiver procurando um aparelho para jogar os mais populares títulos multiplayer como Lol, Fortnite, Apex Legends, PUGB, Overwatch 2 e outros, uma notebook RTX 2050 é mais que indicada pela qualidade de gráficos que oferece.
No mercado se podem encontrar placas gráficas para todas as necessidades e gostos. A Nvidia é um nome familiar para os fãs de videogames, uma empresa que se dedica à produção de placas gráficas que melhoram o desempenho e a qualidade dos jogos.
Antes do lançamento da RTX 2050, a NVIDIA oferecia a GTX 1650 e o MX450 como faixa de entrada, gráficos que não possuíam Tensor Cores essenciais para DLSS e RT Cores para Ray Tracing.
Com a RTX 2050, a NVIDIA aproximou ambas as tecnologias a usuários de todos os tipos.A RTX 2050 se junta à linha de laptops da série GeForce RTX 20, laptops que apresentam RT Cores, Tensor Cores e NVIDIA Encoder para habilitar o conjunto de recursos, incluindo ray tracing, DLSS, Reflex e Broadcast, entre outros.
A RTX 2050 funciona também perfeitamente com a tecnologia Optimus para oferecer o perfeito equilíbrio entre bateria de longa duração e desempenho ideal.
Sobre a RTX
RTX é uma abreviatura de marketing que significa Ray (R)Tracing Texel (T) Extreme (X), uma linha de placas que foi lançada pela Nvidia em 2019 com a série 20 e, como indica o nome, essas placas foram as primeiras a introduzir alguns recursos dedicados de ray tracing.
Já as placas GTX da Nvidia existem há mais de uma década com uma presença bem forte no mercado, e o nome é uma abreviatura de Giga (G) Texel Shader (T) Extreme (X), embora seja mais um termo de marketing e não se refira a nenhuma capacidade técnica real.
A diferença principal entre as linhas RTX e GTX está nas capacidades de ray tracing em tempo real das placas. As placas RTX possuem recursos avançados integrados que as tornam mais atraentes para os usuários avançados e jogadores hardcore.
Num nível mais geral, no entanto, a atualização de GTX para RTX é simplesmente uma questão de desempenho bruto. As placas RTX são o principal foco atual da Nvidia, o que significa que os novos drivers geralmente são otimizados especificamente para eles, pelo que se obterá o máximo de benefícios ao longo do tempo se atualizar agora para uma placa RTX.
Diferenças com a GPU
Acontece que muitas vezes se fala de placa gráfica quando se quer falar na verdade de GPU, e também acontece ao mesmo o contrário. Mas trata-se apenas de um problema generalizado que implica muitas vezes desconhecimento, porque é óbvio que não são a mesma coisa.
A Unidade de Processamento Gráfico – GPU – é o nome dado ao coração de uma placa gráfica, assim como acontece com a CPU de um PC. O GPU, além do coração, também é o cérebro da placa gráfica, pois é o responsável por realizar todos os complexos cálculos que permitem desfrutar dos jogos favoritos no ecrã.
Em palavras simples o GPU é o pedaço de silício que tanto a NVidia quanto a Intel ou a AMD -Advanced Micro Devices- fabricam e onde são gravados os transistores. Para dizê-lo de uma maneira comum, é o chamado chip da placa gráfica.
Outros artigos interessantes: