Com o grande evento Unpacked de julho da Samsung já no passado, podes pensar que a gigante dos smartphones já fez todos os grandes anúncios para 2024. Mas antes de mudares toda a tua atenção para a família Galaxy S25, espera-se que um novo dobrável roube atenções e venda umas boas centenas de milhares de unidades em um ou dois mercados até o final do ano.
Falamos do Galaxy Z Fold 6 Slim, que começou como um rumor improvável há alguns meses, mas que tem ganhado cada vez mais força. Um novo relatório da Coreia do Sul traz detalhes sobre as possíveis especificações do telemóvel e o pensamento da Samsung por trás da sua produção, tornando o seu lançamento cada vez mais plausível.
Mais fino que o Z Fold 6, mas nem tanto
O objetivo de um Galaxy Z Fold com o nome “Slim” é óbvio, mas o quão mais fino será este dispositivo em comparação com o Z Fold 6 “normal”? Fontes da indústria citadas no relatório do TheElec dão-nos uma pista.
Enquanto o Galaxy Z Fold 6, lançado recentemente, mede 12,1 mm de espessura quando dobrado, o Z Fold 6 Slim pode reduzir esse número para algo entre 11 e 11,5 mm. A primeira coisa que a Samsung deverá remover do Z Fold 6 para reduzir o seu tamanho é o digitalizador S Pen, o que terá o efeito colateral óbvio de não haver suporte para stylus no Z Fold 6 Slim.
Robustez vs. Finura: Um dilema para a Samsung
Esta mudança por si só deverá reduzir 0,6 mm da espessura do Z Fold 6, mas não está claro se a Samsung será capaz de empregar outros métodos para reduzir ainda mais a espessura do telemóvel. Isto porque a empresa está preocupada com potenciais compromissos na durabilidade e, claro, com o aumento dos custos dos componentes associados à “aplicação de materiais internos finos”.
Basicamente, a gigante da tecnologia pode ter de escolher entre um produto não tão fino, mas com a mesma robustez do Z Fold 6 e um preço não tão elevado, ou um dispositivo ultrafino que pode custar uma fortuna e ter cortes na durabilidade. A decisão parece fácil, mas significa que o Galaxy Z Fold 6 Slim dificilmente chegará perto da finura excecional de alguns dos melhores telemóveis dobráveis da China, como o Honor Magic V3, o Xiaomi Mix Fold 4 e o Vivo X Fold 3.
Dois grandes ecrãs, um lançamento pequeno
Como o Galaxy Z Fold 6 Slim chegou a ser apelidado de Z Fold 6 Ultra, não é surpresa que os seus ecrãs devam ser maiores do que os do modelo “normal”. Falamos de um ecrã principal de 8 polegadas e um painel secundário de cerca de 6,5 polegadas, o que representaria um aumento significativo em relação ao ecrã principal de 7,6 polegadas e ao ecrã de capa de 6,3 polegadas do Galaxy Z Fold 6.
Comparação com rivais: Uma batalha de gigantes
Ainda não há informações sobre resolução, tecnologia de taxa de atualização, brilho máximo ou proporção, mas se esses números se concretizarem, o próximo grande dobrável da Samsung será maior que o OnePlus Open e o Pixel Fold (primeira geração). Claro, um dobrável de segunda geração do Google também está a chegar, e os rumores apontam para que o Pixel 9 Pro Fold tenha um ecrã principal de 8 polegadas, mas um painel externo de apenas 6,24 polegadas.
Infelizmente, todas estas comparações podem ser inúteis para a maioria dos utilizadores globais de dobráveis, já que o Galaxy Z Fold 6 Slim deverá ser lançado em apenas 400.000 a 500.000 unidades até o final do ano em “alguns mercados como a China”. Rumores anteriores apontaram para lançamentos limitados na China e na Coreia do Sul, e até ouvirmos algo diferente, vamos assumir que esse é o plano da Samsung… e continuar a suspirar.
Outros artigos interessantes: