Antes de explicar porque é interessante aplicar storytelling no processo de vendas, acho importante refletirmos quanto a inserção tanto da tecnologia quanto do marketing digital na vida das pessoas mudou a forma como os produtos e serviços são oferecidos na internet.
Hoje, gerar conexão é prioridade para quem está na linha de frente do processo de vendas. E isso tem feito tanto agências de marketing quanto influenciadores utilizarem o storytelling antes de estimular o consumo de algum produto.
Nos dias atuais, podemos afirmar que mais de 85% das empresas que divulgam suas compras através de micro influenciadores e influenciadores utilizam o storytelling antes de finalizar uma venda.
O que é Storytelling ?
O storytelling é uma técnica persuasiva feita através de uma contação de história, que envolve uma narrativa envolvente utilizando recursos audiovisuais.
Como utilizar o storytelling na produção de conteúdo?
Muitos criadores de conteúdo ainda questionam qual é a melhor forma de utilizar o storytelling. Como a técnica implica na arte de contar histórias de forma persuasiva, é muito importante você saber utilizar metáforas e buscar utilizar a criatividade de forma genuína.
O que significa storytelling?
Traduzindo ao pé da letra do inglês para o português, story significa história e telling contar. Ou seja, storytelling significa história contada.
Veja os 4 principais elementos do storytelling
- Mensagem
- Ambiente
- Personagem
- Conflito
- Mensagem
Nessa primeira fase podemos dizer que o storytelling é dividido em duas partes. Story que é a história e a mensagem a ser transmitida e o telling que é a forma como essa mensagem é apresentada
- Ambiente
A história que você vai criar obviamente precisa acontecer em algum local, por isso você deve caprichar na descrição. Um outro fator super importante é conhecer o seu público antes de criar a história, esse é um fator crucial para gerar identificação.
- Personagem
Como estamos falando de negócios, obviamente esse personagem pode ser um produto ou serviço e ele precisa demonstrar que faz a diferença na vida do público. Por isso é muito importante você buscar incluir elementos de transição ou transformação que gerem gatilhos de compra
- Conflito
No mundo dos negócios o conflito precisa existir, como já foi mencionado aqui ele é utilizado como um gatilho de compra, entretanto o conflito deve ser superado rapidamente por causa daquele produto ou serviço.
Conheça as principais técnicas que compõem a tríade storytelling
- Técnica Narrativa
- Conteúdo Narrativo
- Fluidez
- Técnica Narrativa – Nessa primeira etapa é definida a base do conteúdo que será abordado, como por exemplo qual serão os principais conceitos da campanha.
- Conteúdo Narrativo – A função dessa segunda etapa é provocar o envolvimento, podemos dizer que é o que dá vida a técnica do storytelling.
- Fluidez – Óbvio que para uma história ser consistente ela precisa ser contínua, onde é necessário criar experiências que combinam com a sua audiência.
4 Dicas para iniciar Storytelling no processo de vendas
Apesar de parecer uma missão fácil, a arte de criar, elaborar e contar histórias não é um ofício tão simples quanto parece. Por isso, optei por compartilhar com vocês 4 maneiras super intuitivas de estruturar histórias.
- Narratologia
Como o nome mesmo diz, essa é uma forma de explicar qual é o principal motivo para a empresa e o produto serem de fato “ a solução para aquele problema”. Geralmente eles utilizam esse modelo, indicando que o que está sendo oferecido é uma referência de mercado.
- Product Placement
O Product Placement é um dos modelos mais utilizados na atualidade, ele inclui nas narrativas histórias que sejam relacionadas com o propósito da marca e com o uso do produto.
- Personalidade de Marca
A personalidade de marca, utiliza modelos mentais através de arquétipos que tem a função de posicionar essa marca na cabeça do cliente.
- Cultura Pop
Nesse modelo, um dos gatilhos é absorver as referências da cultura pop com objetivo de trabalhar e fazer uma linkagem com o seu produto ou da empresa.
Podemos citar como exemplo, quando uma Agência de Marketing após ser brifada, faz conexão com um público que tem a faixa entre 18 e 35 anos, a partir de conteúdo que tenha conexão com o título do filme Divertida Mente, com objetivo de gerar comentários na mídia e nos veículos de comunicação.
4 Ideias de conteúdo para usar como Storytelling no processo de vendas
- Comunicação
- Serviço
- Informativo
- Entretenimento
- Comunicação
O modelo da comunicação tem a função de criar um senso de comunidade através de elementos. Uma forma simples e que podemos utilizar como exemplo é quando a Empresa desenvolve ações que acolhem pessoas e instiga a comunicação espontânea.
Nos dias atuais podemos citar como exemplo a marca americana Dove, que atualmente atua no Brasil com uma linha de cosméticos. Eles utilizam o modelo de comunicação principalmente em campanhas através das redes sociais, estimulando os influenciadores a se conectarem com os seus seguidores por causa de interesses em comum.
A Dove faz isso incentivando as mulheres a aceitarem suas “formas” com leveza e empoderamento. Se pararmos para pensar, essa é uma forma intuitiva de trazer audiência gerando conexão com um determinado público.
- Serviço
Essa ideia de conteúdo tem a função de auxiliar sua audiência através de uma lógica que fica por trás do conteúdo de serviço, tendo como principal objetivo simplificar a vida do público que você quer alcançar resolvendo de forma otimizada a vida dessas pessoas.
- Informativo
O conteúdo informativo é utilizado com objetivo de gerar valor a partir do conhecimento . Ele é produzido com a função de auxiliar quem está querendo saber mais informações sobre o produto. Para desenvolver esse conteúdo é necessário trabalhar com hacks, dicas e recomendações de uso. Geralmente ele é executado através de vídeos na Home de sites que explicam seus produtos e serviços ou através de apresentação de contação de casos.
- Entretenimento
Como o nome mesmo diz, o entretenimento promove experiências para sua audiência e é feito através de conteúdos que são recheados de significados que instigam a interação da sua audiência. Como hoje, tudo viraliza muito rápido e a informação acontece praticamente na velocidade da luz, os conteúdos precisam ser desenvolvidos de forma minuciosa.
Confira algumas dicas de Storytelling para contar boas histórias
- Estabeleça uma ordem cronológica com introdução desenvolvimento e conclusão
- Provoque sensações positivas
- Use e abuse da criatividade
Conclusão
Vivemos na era das conexões e podemos afirmar que não utilizar o storytelling no processo de vendas é um fator crucial para alcançar resultados positivos.
Você conferiu aqui no artigo que a forma como os produtos e serviços são oferecidos mudou após a inclusão do marketing digital, na rotina das pessoas, por isso é super interessante incluir o Storytelling antes de pensar em finalizar uma venda.
Outros artigos interessantes: