A Huawei está a recuperar o seu crescimento e influência no mercado de servidores chinês, impulsionada pela crescente procura pelos seus chips de IA. A empresa está a voltar a ganhar força neste setor, superando rivais como a Digital China Group.
Apesar de ter sido alvo de sanções dos EUA durante anos, a Huawei está a recuperar o seu negócio de servidores graças à forte procura pelos seus chips de IA no mercado interno. O negócio de servidores da empresa chinesa depende de dois chips: o Kunpeng para servidores comuns e o Ascend para produtos de IA. Vários programadores, como a Talkweb, Huakun e XFusion, estenderam a mão à Huawei, fortalecendo a sua posição.
Huawei pode tornar-se um grande fornecedor de servidores
Este crescimento da Huawei impactou o crescimento de outros intervenientes no mercado. As ações da Digital China Group, listadas na Bolsa de Valores de Shenzhen, caíram 10% esta semana e continuam em queda. Espera-se que a Huawei entre no setor de servidores chinês como um grande fornecedor, em vez de ser apenas um fornecedor de componentes, como os chips de IA.
Embora a empresa ainda não tenha decidido sobre tais ajustes no seu negócio, esta mudança poderá abalar o desempenho de outras empresas, tornando-as apenas distribuidoras.
Digital China Group em risco face ao crescimento da Huawei
A Digital China Group, que se associou a empresas de telecomunicações para oferecer servidores eficazes aos seus clientes, é um exemplo de empresa que poderá ser afetada pelo crescimento da Huawei.
Em 2018, a Digital China juntou forças com a Huawei e iniciou o seu programa “Greater Huawei” para atuar como distribuidora global da empresa. Alguns dos principais produtos, como o Kuntai, funcionam com os chips Kunpeng e Ascend.
As coisas mudaram quando a Huawei enfrentou sanções dos EUA em 2019, o que a levou a alienar a sua subsidiária de servidores, uma vez que não podia comprar os chips Intel x86. A Digital China afirma que os produtos Kunpeng e Ascend representam apenas 3% da sua receita total. No entanto, a Huawei tem gradualmente recuperado e poderá voltar a crescer neste setor.
Chip Ascend 910B impulsiona o regresso da Huawei
A procura pelo chip Ascend 910B tem ajudado a empresa a voltar ao seu modo progressivo. Segundo um executivo da Huawei, o chip é muito mais eficiente e fiável do que o seu concorrente, o Nvidia A100.
A constante pressão dos EUA é outra razão pela qual as empresas chinesas se voltaram para produtos nacionais em vez de dependerem de produtos estrangeiros.
Outros artigos interessantes: