A Canon anunciou o lançamento da RF-S 3.9mm F3.5 STM DUAL FISHEYE, uma nova objetiva de realidade virtual (VR) APS-C que se junta ao Sistema EOS R, complementando a já existente RF 5.2mm F2.8L DUAL FISHEYE.
A empresa afirma que esta nova objetiva visa facilitar a criação de imagens VR em 3D de alta qualidade, mesmo para aqueles que estão iniciando nesta área.
Tecnologia olho-de-peixe duplo para imersão 3D
As objetivas olho-de-peixe duplas, como a RF-S 3.9mm F3.5 STM DUAL FISHEYE, utilizam duas lentes separadas posicionadas lado a lado para simular a visão binocular humana.
Cada lente captura uma imagem de uma perspectiva ligeiramente diferente, criando duas imagens separadas que correspondem à visão dos olhos esquerdo e direito. Este efeito estereoscópico é fundamental para a percepção de profundidade em realidade virtual, tornando a experiência mais imersiva.
Recursos e funcionalidades da nova objetiva de realidade virtual
A RF-S 3.9mm F3.5 STM DUAL FISHEYE oferece um ângulo de gravação de 144 graus, proporcionando um campo de visão mais estreito em comparação com a gravação VR180.
A Canon destaca que este ângulo, juntamente com a grande profundidade de campo da objetiva, facilita a preparação e a manutenção da atenção no sujeito, minimizando a preocupação com a entrada de equipamentos de apoio na imagem.
A objetiva de realidade virtual também possui um anel de focagem personalizável, que pode ser atribuído a outras funções como abertura ou ISO, e é a primeira objetiva 3D da Canon com focagem automática (AF), com One Shot Autofocus (AF) para simplificar o processo de criação.
Qualidade de imagem e flexibilidade criativa
A RF-S 3.9mm F3.5 STM DUAL FISHEYE é a primeira objetiva da Canon fora da Série L a apresentar o revestimento Air Sphere, que visa evitar aberrações como efeito flare e fantasma.
A objetiva de realidade virtual também utiliza dois elementos UD por lente para produzir imagens nítidas e possui uma abertura de f/3.5 para garantir a qualidade em diversas condições de iluminação.
Para maior flexibilidade criativa, a objetiva de realidade virtual possui um suporte de filtro montado na parte traseira para filtros com rosca e de gelatina.
Visão natural e imersiva
A Canon afirma que a RF-S 3.9mm F3.5 STM DUAL FISHEYE proporciona elevados níveis de realismo ao visualizar o conteúdo captado em um headset.
O ângulo de visualização de 144 graus resulta em uma visão natural e a distância interpupilar de 60mm da objetiva, semelhante à visão humana, contribui para um efeito 3D realista.
Mercado em crescimento e acessibilidade
Com a crescente procura por criação de conteúdos de VR, a Canon posiciona a RF-S 3.9mm F3.5 STM DUAL FISHEYE como uma ferramenta para tornar a criação de conteúdo 3D mais acessível.
A objetiva de realidade virtual foi projetada para trabalhar com o Sistema EOS R da Canon, proporcionando um fluxo de trabalho eficiente para os criadores de conteúdo de VR.
Para mais informações, visite o site oficial.
Outros artigos interessantes: