A propósito do Dia Mundial da Criança, a Microsoft Portugal e a Guarda Nacional Republicana (GNR) divulgaram, através de um comunicado de imprensa os resultados iniciais do programa de sensibilização em literacia digital, que já impactou mais de 48 mil crianças e adolescentes em todo o país.
A iniciativa, lançada no início deste ano, visa promover o uso seguro e responsável da internet entre os jovens.
Programa de literacia digital abrange todo o país e chega à Roménia
Até o final de maio, foram realizadas mais de 1.296 sessões em 4.251 escolas, com a participação de 49.160 pessoas, incluindo pais, professores e comunidade sénior.
As ações de sensibilização abordaram temas como cidadania digital, inteligência artificial, desinformação, cyberbullying, privacidade de dados e dependência da internet. O programa de literacia digital também cruzou fronteiras, alcançando 150 crianças do 1º ciclo em Bucareste, Roménia.
Microsoft destaca aumento da desconfiança na utilização da internet e oferece dicas de segurança
No âmbito do Dia Mundial da Criança, a Microsoft divulgou dados do estudo Online Safety Survey 2024, revelando um aumento de 3% na desconfiança em relação à utilização da internet, atingindo 45%.
A empresa reforça a importância de boas práticas como não fornecer dados pessoais, evitar redes Wi-Fi públicas e manter o software atualizado.
Aveiro lidera em número de participantes no programa
Entre as regiões com maior participação no programa, Aveiro lidera com mais de 5.900 participantes, seguida por Lisboa, Porto, Setúbal e Braga. As sessões gratuitas foram conduzidas por 144 voluntários da Microsoft Portugal e mais de 400 militares da GNR.
Outros artigos interessantes: