Para quem está pensando em seguir carreira na gastronomia, é importante saber em quais áreas o profissional pode atuar
Atuar com gastronomia faz parte do sonho de muitas pessoas que amam comer e cozinhar. Esse ramo tem tido notoriedade cada vez maior, seja quando conhecemos um bom restaurante, seja quando aprendemos a cozinhar, seja quando acompanhamos realities culinários. Tudo isso ajuda a atrair pessoas de todas as idades e perfis, mostrando que não existe um momento certo para começar a cozinhar e a se apaixonar por esse universo. Basta ser um apaixonado por comida e por aprender.
O interesse e o amor pela gastronomia podem aparecer em diferentes momentos da vida. Algumas pessoas já nascem inseridas nesse universo, outras aprendem vendo familiares cozinhando. Independentemente do caso, a gastronomia apresenta diversas áreas de atuação. E o melhor é que o curso costuma oferecer opções para cada tipo de profissional, o que é muito bom, principalmente para quem é indeciso.
Não podemos nos esquecer também de que uma das coisas que mais chama atenção dentro da gastronomia é ter acesso a diversos tipos de utensílios e ingredientes que ajudam a engrandecer qualquer prato. Você com certeza já pensou em ter uma batedeira preta linda e que combina com todos os seus outros eletroportáteis, não? Sobre os ingredientes, imagina fazer um prato de carbonara utilizando os ingredientes originais? Um verdadeiro sonho, não é mesmo?
Se está pensando em seguir o caminho da gastronomia, mas ainda não sabe em qual área atuar, abaixo você confere uma lista com algumas áreas de atuação que podem despertar o seu interesse.
1 – Panificação
A panificação tem se tornado uma das áreas mais escolhidas na gastronomia e oferece muitas possibilidades. Se você ama fazer pães e tudo o que envolve esse processo, com certeza vai conseguir trabalhar tanto em padarias quanto em restaurantes que servem pães mais trabalhados e com ingredientes mais nobres.
2 – Confeitaria
A confeitaria também é uma área da gastronomia muito procurada. Isso porque o número de confeitarias tem crescido e cada vez mais os restaurantes estão investindo em confeiteiros em busca de um lugar na cozinha. Os profissionais estão sempre em contato com novos sabores e novas combinações, além de conseguirem usar a criatividade em cada preparação e deixar as sobremesas com um gosto único.
3 – Cozinha funcional
Essa é outra área da gastronomia que tem ganhado lugar de destaque entre os que desejam entrar no mundo da gastronomia. Afinal, a cozinha funcional tem como objetivo principal oferecer às pessoas pratos saudáveis e saborosos levando em consideração a sinergia alimentar. A cozinha funcional procura combinar infringentes que, quando juntos, tornam-se algo ainda maior e mais delicioso.
4 – Chef de cozinha
O cargo de chef de cozinha é um dos mais conhecidos e glamourosos na gastronomia. Ele está sempre na linha de frente dentro da cozinha e precisa conhecer todos os processos que envolvem a preparação de um prato. Vale lembrar que, dentro de um restaurante, você necessita evoluir para chegar ao cargo de chef de cozinha. Esse é um processo que pode levar muito tempo e é necessário muito estudo e aperfeiçoamento de técnicas. Contudo, não é algo impossível de ser alcançado.
5 – Segurança alimentar
A área da gastronomia também conta com profissionais que atuam na segurança alimentar. São eles que cuidam diretamente da qualidade dos alimentos que vão ser servidos em estabelecimentos e verificam se as regras estão sendo cumpridas corretamente. Isso envolve limpeza do lugar, condições do estoque e datas de validade.
6 – Gestão de estabelecimentos
Nem só de preparar alimentos vive um profissional da gastronomia. A gestão de estabelecimentos é outro campo que tem chamando a atenção de quem deseja entrar no ramo. Aqui, o profissional deve entender sobre empreendedorismo e gestão financeira, já que parte do trabalho envolve comprar mercadorias, gerir uma equipe e contratar funcionários.
Outros artigos interessantes: