Parece que a supremacia da Google enquanto motor de busca pode estar prestes a ser desafiada. Os rumores indicam que uma nova plataforma de pesquisa, baseada na tecnologia ChatGPT, poderá ser lançada já na próxima semana.
Esta especulação cresceu depois de um utilizador do Reddit ter reparado que foi criado um certificado SSL (aquele cadeado que vemos junto ao endereço de um site) para o domínio search.chatgpt.com. Por enquanto, se tentarmos aceder ao site, a única coisa que encontramos é uma mensagem de “Não encontrado”. Mas em vez do habitual erro 404, isso poderá significar que o domínio será válido em breve.
Porquê um novo concorrente da Google?
A Microsoft é um dos principais investidores da OpenAI, a empresa criadora do ChatGPT, e tem tido dificuldades em conquistar quota de mercado para o seu motor de busca, o Bing. Segundo o site de tecnologia Android Authority, a publicação The Information terá avançado que a OpenAI poderá estar a desenvolver um motor de busca capaz de desafiar a Google, parcialmente baseado na tecnologia Bing.
Um motor de busca potenciado pela inteligência artificial do ChatGPT teria vantagens claras. Poderia apresentar resumos mais informativos nos resultados e gerar respostas mais rápidas, muito à semelhança da iniciativa experimental “SGE” da própria Google.
Um desafio a caminho
Será que vamos mesmo ter um novo peso-pesado no mercado dos motores de busca já na próxima semana? Ainda há poucos detalhes sobre o alegado motor de busca da ChatGPT, mas no Reddit já se discute fervorosamente o seu potencial. Um utilizador escreveu “Se um motor de busca baseado em inteligência artificial conseguir avaliar a qualidade das fontes, isso seria incrível. Determinar a diferença entre um artigo escrito por um professor universitário e um blogue pessoal, e classificar os resultados em conformidade”.
No entanto, outros utilizadores temem a inevitável monetização do serviço através de anúncios e resultados patrocinados. Afinal, só no primeiro trimestre do ano, a Google Search faturou mais de 46 mil milhões de dólares. Seria difícil para a Microsoft e a OpenAI não sonharem com receitas semelhantes.
Vários comentadores do Reddit mostraram-se entusiasmados com a possível chegada de um novo concorrente e há quem acredite que “A Google talvez esteja em sarilhos”. O tempo o dirá, mas é uma possibilidade que merece atenção. Se estes rumores forem confirmados, a Google Search poderá muito em breve ter um sério rival.
Outros artigos interessantes: