A Leica é uma marca icónica no mundo da fotografia, admirada por entusiastas e profissionais do setor. A empresa já emprestou a sua expertise para smartphones de outras marcas, mas há uns anos atrás surpreendeu o mercado ao lançar o seu próprio smartphone focado na captação de imagem: o Leica Leitz Phone. Agora, a gama ganha um terceiro descendente, o Leitz Phone 3.
Infelizmente, há uma má notícia para os interessados que residem fora do Japão. Tal como os modelos anteriores, o Leitz Phone 3 parece estar apenas destinado ao mercado japonês. Se quiseres mesmo pôr um destes no bolso, vais ter de te esforçar um pouco mais com a importação.
Hardware de topo, apesar de algo desatualizado
O Leitz Phone 3 está equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. É um chip bastante potente, mas em 2024 já estamos na Snapdragon 8 Gen 3, portanto este componente perde alguns pontos face a smartphones topo de gama lançados no mesmo ano. O ecrã de 6.6 polegadas conta com uma rápida taxa de atualização de 240Hz, ideal para uma experiência visual fluida. A completar as especificações principais, contamos com 12GB de RAM, 512GB de armazenamento, e uma certificação IP65 e IP68, que assegura boa resistência a poeiras e água.
A bateria é de 5000mAh, a qual deverá assegurar uma autonomia generosa, e sai de fábrica com o Android 14 instalado. Por fim, a câmara frontal é de 12.6MP e oferece um bom ângulo para captar selfies e realizar videochamadas.
A câmara é a grande estrela
É nas câmaras que este smartphone quer brilhar e afirmar-se como uma referência no mercado. Em vez de vários sensores traseiros – a configuração mais popular – temos aqui um único sensor CMOS de 1 polegada. É um sensor de grandes dimensões, garantindo uma excelente captação de luz e consequentemente fotografias de enorme detalhe.
O software também é um ponto de destaque, simulando algumas das lendárias lentes da Leica, como a Noctilux-M 1:1.2/50, a Summilux-M 1:1.4/28, e a Summilux-M 1:1.4/35. Outra funcionalidade interessante é a “Leica Perspective Control”, que permite corrigir em pós-processamento a típica distorção criada por linhas verticais convergentes (um problema comum em fotografias de edifícios). Vários filtros de cor, entre eles “Monochrom”, “Cinema Classic” e “Cinema Contemporary”, completam o arsenal deste Leitz Phone 3.
Fica claro que a Leica não quer competir diretamente com gigantes como a Apple ou a Samsung. No seu smartphone, a prioridade é uma genuína experiência fotográfica.
Outros artigos interessantes: