O mundo dos eSports, que engloba eventos competitivos de videojogos, tem crescido exponencialmente em popularidade nos últimos anos. Apesar da sua crescente relevância, ainda persistem diversos mitos e equívocos sobre este fenómeno.
Este artigo visa desmistificar cinco dos principais mitos sobre esta “indústria”. Para ajudar a esclarecer, o Benfica Teleperformance, a equipa oficial de eSports do Benfica Sport Clube, enumera e tenta desmistificar abaixo os cinco principais mitos.
5 Mitos sobre os eSports
Mito 1: Ser jogador profissional é simples e qualquer um pode fazê-lo.
Realidade: Tal como em qualquer desporto profissional, o sucesso nos eSports exige talento, dedicação e treino rigoroso. Além de habilidades motoras finas e reflexos rápidos, os jogadores profissionais necessitam de uma mente estratégica e ágil para tomar decisões rápidas em situações de alta pressão.
Mito 2: A idade é um fator limitante para os atletas
Realidade: Ao contrário do que se possa pensar, a idade não é uma barreira intransponível para o sucesso nos eSports. O que realmente importa é a dedicação, a habilidade e o pensamento estratégico. Atletas mais experientes podem trazer consigo uma bagagem de conhecimento e experiência valiosa para a competição.
Mito 3: eSports não é um desporto real e não requer treino.
Realidade: Os atletas dedicam-se a treinos intensivos, aprimorando suas habilidades e estratégias. Apesar de não exigirem o mesmo tipo de esforço físico que outros desportos tradicionais, os eSports apresentam desafios como a gestão de stress e a fadiga mental.
Mito 4: A audiência dos eSports é composta apenas por jovens e adolescentes.
Realidade: A audiência é bastante diversa, com a maioria dos espectadores pertencendo à geração Millennial (25-41 anos). A Geração Z (16-24 anos) representa apenas 26% do público, contrariando a ideia de que os eSports são apenas para jovens.
Mito 5: Fazer carreira em eSports não desenvolve quaisquer soft skills.
Realidade: Ser jogador profissional vai além de “controlar um comando”. Os atletas desenvolvem diversas habilidades importantes, como comunicação eficaz, trabalho em equipe, pensamento crítico e estratégico, resiliência e gestão de stress.
Conclusão
Ao desmistificar estes mitos, podemos começar a entender melhor o mundo dos eSports e reconhecê-lo como uma indústria profissional. Vale lembrar que a Benfica Teleperformance, é a equipa oficial de eSports do Benfica Sport Clube que resulta de uma parceria com a Teleperformance Portugal que faz parte do Grupo Teleperformance.
Os eSports, também conhecidos como desportos eletrónicos, são competições de videojogos que podem ser disputadas online ou presencialmente. Os jogadores profissionais competem em diversos títulos, como League of Legends, Dota 2, Counter-Strike: Global Offensive, entre outros, por prémios monetários e reconhecimento.
A indústria dos eSports não se limita apenas aos jogadores e equipes. Ela engloba um enorme conjunto de profissionais que trabalham em diferentes áreas, como gestão e organização de eventos, marketing, patrocínios, direitos de transmissão e desenvolvimento de tecnologia.
O crescimento do setor tem sido exponencial, impulsionado por investimentos financeiros cada vez mais avultados. Em 2022, a indústria global dos eSports foi avaliada em mais de 1,45 mil milhões de dólares, segundo dados da Statista.
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