Férias à vista? A Google está a trabalhar para que possas planear toda a tua viagem usando ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA). Com as funcionalidades mais recentes, vais poder montar o teu roteiro de forma automática, incluindo pontos turísticos para visitar, restaurantes locais para experimentar e até mesmo ter uma perspetiva sobre opções de voos e hotéis.
Esta novidade é potenciada pelo sistema da Google para IA chamado “Search Generative Experience” (SGE). Com o SGE, a Google explora a internet à procura das melhores hipóteses para os teus pedidos, reunindo toda a informação relevante: vais poder consultar fotos, avaliações e outras informações sobre os estabelecimentos de interesse.
Claro que, por ser um sistema ainda em desenvolvimento, é aconselhável ter algum cuidado com os links sugeridos, evitando sites potencialmente maliciosos.
Google Maps e a inteligência artificial nas viagens
A tecnológica está também a melhorar o Google Maps para ser o ponto de partida mais fácil nas tuas viagens. A app incluí agora listas de recomendações, destacando pontos recomendados por sites especializados e habitantes locais.
Estas listas, inicialmente disponíveis em algumas cidades específicas, podem ajudar-te a descobrir aqueles restaurantes imperdíveis ou aquele miradouro fantástico que só quem mora na região conhece.
A grande aposta da Google nos sistemas de IA parece estar para durar. É natural, portanto, que vejamos novidades no Google Maps e noutras ferramentas da empresa num futuro próximo, talvez até planeamento automático de trajetos com a ajuda de inteligência artificial.
Para já, é importante confiar nas recomendações com bom senso, uma vez que a fiabilidade deste tipo de ferramentas ainda precisa de ser afinada.
Outros artigos interessantes: