A Google anunciou que está a promover ajustes aos algoritmos para combater spam ou conteúdos automatizados. O ajuste surge como resposta a críticas sobre a qualidade decrescente dos seus resultados de pesquisa.
A Google anuncia que as atualizações de classificação estarão em vigor já em Maio. Os ajustes aos algoritmos irão “excluir o conteúdo de baixa qualidade da pesquisa”. A Google afirma que o seu motor será mais eficaz na eliminação do conteúdo automatizado atual, que é mais difícil de detetar.
Aprendizagem com o passado
Num artigo publicado no blog oficial do Google, Elizabeth Tucker, diretora de produto da empresa, afirma que os ajustes aos algoritmos “irão direcionar mais tráfego para sites úteis e de qualidade.
A Google está a utilizar o que aprendeu com um ajuste algorítmico de 2022 para “diminuir o conteúdo inútil e não original” e aplicá-lo à nova atualização. A empresa promete que as alterações irão direcionar mais tráfego para “sites úteis e de alta qualidade”.
Quando combinada com as atualizações de há dois anos, a Google estima que a revisão reduzirá em 40% os resultados de pesquisa com spam e sem originalidade.
Foco na experiência do utilizador
“Esta atualização envolve a melhoria de alguns dos nossos principais sistemas de classificação para nos ajudar a entender melhor se as páginas da Web não são úteis, se proporcionam uma má experiência ao utilizador ou se parecem ter sido criadas para os motores de busca e não para as pessoas”, escreveu a diretora de gestão de produtos da Google, Elizabeth Tucker.
“Isto pode incluir sites criados principalmente para corresponder a consultas de pesquisa muito específicas”, sublinha no texto.
Combate ao spam de SEO gerado por IA
A Google parece estar a mirar o spam de SEO gerado por IA com as suas notas sobre o abuso de conteúdo em escala. A empresa diz que está a reforçar a sua abordagem ao problema crescente dos sites que geram artigos automatizados de lixo (bem como a concentrar-se no spam antiquado criado por humanos).
“Hoje em dia, os métodos de criação de conteúdo em escala são mais sofisticados e nem sempre é tão claro se o conteúdo é criado puramente por meio de automação”
Elizabeth Tucker, diretora de gestão de produtos da Google
Tucker sublinha que os ajustes aos algoritmos “vão permitir-nos atuar sobre mais tipos de conteúdos com pouco ou nenhum valor criados em escala, como páginas que fingem ter respostas a pesquisas populares, mas que não fornecem conteúdo útil”.
5 de maio é dia D para ajustes aos algoritmos
Outra alteração ao algoritmo irá abordar a prática de sites com boa reputação que alojam conteúdos de baixa qualidade de terceiros, concebidos para tirar partido do bom nome do site.
A Google dá o exemplo de um site educativo que aloja uma análise de um empréstimo do dia de pagamento de terceiros. “Passaremos a considerar como spam o conteúdo de terceiros de muito baixo valor, produzido principalmente para fins de classificação e sem a supervisão do proprietário do site”, escreveu Tucker.
Por último, as atualizações da Google irão, alegadamente, melhorar a eliminação de domínios expirados comprados por outra pessoa e transformados em fábricas de cliques. O motor de busca começará a tratar esses sites como spam.
Os proprietários de sites não verão as melhorias imediatamente, uma vez que a Google está a dar um aviso prévio de dois meses para se adaptarem em conformidade. Elizabeth Tucker anunciou no blog oficial do Google que as alterações do motor de busca entrarão em vigor a 5 de maio.
Outros artigos interessantes: