A Spotify vai enfrentar a Apple nos tribunais depois de a Comissão Europeia ter multado a gigante tecnológica da maçã em mais de mil e oitocentos milhões de euros por práticas anticoncorrenciais na distribuição de música. A Spotify não podia estar mais satisfeita.
A Spotify anunciou que já entregou uma nova versão da sua aplicação para a App Store que finalmente deixa os utilizadores verem quanto custa cada um dos planos da plataforma de música, além de fornecer links para a compra de planos a partir do próprio website da Spotify. Esta atualização está à espera da aprovação por parte da Apple.
Comissão Europeia pune a Apple
Esta semana, a Comissão Europeia multou a Apple numa quantia massiva de €1.84 mil milhões (2 mil milhões de dólares) pelas atividades anticoncorrenciais da empresa no mercado de streaming de música. Durante uma conferência de imprensa, a chefe da concorrência da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, explicou que a Apple vai ter de parar com as práticas que impedem que outros façam o mesmo, afirmando que a Apple “terá de permitir que os criadores de serviços de streaming de música comuniquem livremente com os seus utilizadores — seja dentro da aplicação, por email, ou de qualquer outra forma.”
Embalada por esta decisão, a Spotify enviou esta nova versão da app com links, informações sobre planos ou ofertas da plataforma. Atualmente, a empresa não consegue sequer mostrar os preços dos planos na app e até exibe mensagens como “Não podes fazer upgrade para o plano Premium a partir da aplicação. Sabemos que não é a melhor solução.”
Nova guerra nos tribunais
A Spotify não perdeu tempo e já afirmou, num artigo no seu blog, que esta decisão envia “uma mensagem poderosa”, referindo que isto é uma prova de que “nem mesmo um monopólio como a Apple” pode deter a forma como empresas interagem com os clientes.
Em resposta, a Apple declarou que planeia recorrer da decisão da Comissão Europeia. A gigante tecnológica também aproveitou para deixar uma ‘boca’, referindo que a Spotify é a “maior beneficiária” da App Store. A Apple fez questão de salientar que a Spotify construiu grande parte da sua quota de mercado na Europa, tudo enquanto paga “zero à Apple pelos serviços que ajudaram a torná-la uma das marcas mais reconhecidas do mundo.”
Enquanto esta guerra de titãs não acaba, fica atento aqui no site para ficares a par de tudo!
Outros artigos interessantes: