A Stellantis, dona de conhecidas marcas de automóveis como a Chrysler, Jeep e Ram, planeia reforçar a colaboração com a Waymo, empresa especializada em veículos autónomos. O CEO da Stellantis, Carlos Tavares, confirmou recentemente os planos.
Este “aprofundamento” da colaboração vai centrar-se em furgões de entregas Ram comerciais autónomos, um objetivo já anunciado em 2020, mas que foi perdendo destaque. As discussões para revitalizar este projeto têm-se focado num ponto crucial: como é que a encomenda chega realmente ao cliente?
Novas soluções em cima da mesa
“Quando chegas ao destino, como é que tiras a encomenda do furgão?”, referiu Tavares, acrescentando que este era um assunto delicado que estava a ser debatido de forma a atualizar o acordo de colaboração com a Waymo.
O CEO sublinha, “Ao mesmo tempo, compreendemos as necessidades deles e há muitas coisas que podemos fazer por eles em termos de engenharia.” Tavares realçou ainda que a parceria com a Waymo está a ficar mais entusiasmante, prometendo partilhar mais detalhes em breve — possivelmente até ao verão.
Apesar de não ter partilhado grandes detalhes, a Waymo confirmou que continua a explorar de que forma se pode aprofundar a relação com a Stellantis.
Avanços desafiantes
A declaração de Tavares dá a entender que há interesse mútuo em reativar um acordo que parecia destinado a fracassar, como tantos outros envolvendo fabricantes de veículos convencionais e empresas de condução autónoma. Mesmo que ambas as empresas consigam chegar a um acordo mais amplo, ainda há o grande desafio de o pôr em prática.
A Waymo, uma empresa da Google, não opera atualmente nenhum serviço de entregas comerciais com os seus veículos autónomos, apesar dos avanços tecnológicos. No verão passado, fechou o programa de camiões autónomos, a Waymo Via, para transferir todos os recursos para o serviço de robotaxi.
Histórico da colaboração
Em maio de 2023, a Waymo e a Uber firmaram uma colaboração de vários anos para permitir que os utilizadores da Uber chamem um carro autónomo através da app no Arizona. Este acordo também incluía entregas via Uber Eats, mas ainda não foi lançado.
As duas empresas têm sido parceiras desde 2016, altura em que foi fechado um acordo para fornecer à Waymo milhares de minivans Chrysler Pacifica Hybrid, desenhadas a pensar em condução autónoma. A Waymo nunca se aproximou da encomenda de 62.000 minivans, acordada em 2018, mas os vários veículos que recebeu serviram para dar milhares de viagens públicas sem condutor.
A Waymo terminou o programa da Chrysler Pacifica em maio de 2023, e utiliza atualmente carros elétricos Jaguar I-Pace para o seu serviço de robotaxi.
Outros artigos interessantes: