Parece que a Apple está a colocar ponto final numa batalha legal complicada. Após um confronto feroz, a gigante tecnológica chegou a acordo com a startup Rivos, acusada inicialmente de roubar segredos comerciais da Apple relacionados com os sistemas SoC (processadores).
Ainda por confirmar os detalhes, as informações atuais sugerem que a Apple terá autorização para analisar de forma minuciosa os sistemas da Rivos para procurar qualquer informação confidencial que possa ter sido injustamente usada. Ambas as empresas confirmaram o acordo numa declaração conjunta entregue a um tribunal na Califórnia.
Como começou a disputa
A situação complicou-se em 2022, quando a Apple processou a Rivos. Alegou que a startup tinha contratado dezenas de engenheiros da Apple, que levaram com eles informação altamente sensível sobre os designs dos SoC. Estes processadores SoC são, basicamente, o cérebro dos dispositivos inteligentes, pois combinam coisas como o processador principal e as capacidades gráficas numa única unidade. A Apple gastou milhares de milhões de dólares e mais de uma década para desenvolver os seus próprios designs SoC.
A Rivos negou veementemente as acusações, argumentando que a Apple tentava puni-la e a qualquer ex-funcionário seu que decidisse juntar-se à startup. A Rivos chegou a contra-atacar em setembro do ano passado, acusando a Apple de concorrência desleal.
Segredos copiados por AirDrop?
No processo original, a Apple alegou que a Rivos começou a visar, por volta de junho de 2021, engenheiros com acesso a segredos e informação proprietária sobre os SoC da Apple. Os ex-funcionários da Apple teriam sido instruídos a recolher gigabytes de dados sensíveis usando pen-drives USB e até transferindo alguma informação a partir dos equipamentos da Apple para os seus iPhones pessoais através do AirDrop. É o cúmulo da ironia!
É difícil dizer exatamente o que motivou a mudança de posição das empresas. Se foi a perspetiva de uma batalha legal cara e prolongada, pressões externas ou algo completamente diferente, é impossível para nós adivinharmos. A verdade é que toda esta controvérsia nos revela um pouco da feroz competitividade no mundo do design de processadores.
E agora, o que acontece?
Agora que foi alcançado um acordo, a Apple poderá fazer uma análise forense detalhada aos sistemas da Rivos para identificar e recolher qualquer informação confidencial roubada. As empresas indicaram que este processo poderia demorar até março de 2024.
Ainda é demasiado cedo para prever como isto afetará as operações e crescimento da Rivos, mas este acordo é provavelmente um alívio para ambos os lados da contenda.
Outros artigos interessantes: