A sonda lunar do Japão, que esteve inativa durante uma semana, retomou a sua missão na segunda-feira.
A Agência Espacial Japonesa conseguiu restabelecer o contacto com o dispositivo no final de domingo, superando assim o problema técnico que havia causado a interrupção.
A sonda lunar SLIM /Smart Lander for Investigating Moon) teve uma aterragmem atribulada, no decorrer da qual perdeu um motor, e pousou na superfície da Lua numa posição diferente da calculada pelo controlo de missão.
A SLIM aterrou na Lua a 20 de janeiro. Após o pouso na Lua, a sonda ficou num ângulo desfavorável para recarregar a energia através dos seus painéis solares. Como resultado, ficou sem energia algumas horas após pousar na lua. No entanto, a sonda lunar japonesa voltou à vida uma semana depois de pousar.
Recuperação da sonda
De acordo com um comunicado da JAXA, a agência espacial japonesa, a recuperação da sonda lunar SLIM deveu-se a uma mudança na direção da luz solar, que permitiu a geração de eletricidade através dos painéis solares. Com a energia restaurada, a missão da primeira sonda lunar japonesa prosseguirá.
O dispositivo, agora novamente operacional, tem como objetivo analisar rochas lunares e investigar as possíveis origens da Lua tal como a conhecemos hoje. A missão da SLIM será breve, uma vez que a sonda japonesa não foi desenhada para sobreviver à rigorosa noite lunar. A noite lunar é o período de 14 dias em que a superfície do satélite natural não está exposta à luz solar. A próxima noite solar começa esta quinta feira.
Outros artigos interessantes: