O CEO da Spotify, Daniel Ek, expressou forte descontentamento relativamente às recentes mudanças implementadas pela Apple no ecossistema de aplicações na União Europeia. Através de um artigo de blog, Ek criticou a gigante tecnológica por apresentar um “novo plano que é uma farsa completa e total”, acusando a Apple de não acreditar que as regras se aplicam a si própria. Esta situação surge no contexto da implementação do Ato dos Mercados Digitais pela Apple.
O Desafio das Novas Condições
Ek argumenta que as novas condições estabelecidas pela Apple colocam as empresas de aplicações numa posição insustentável. Com a introdução de uma taxa de Tecnologia Central de 0,50 euros por instalação por ano (após 1 milhão de instalações), com uma comissão reduzida na App Store (entre 10 – 20%, dependendo das opções selecionadas), os desenvolvedores de aplicações populares poderão acabar por pagar “o mesmo ou até mais à Apple” do que com as regras anteriores.
Spotify Enfrenta Dificuldades
A situação para o Spotify tornou-se particularmente difícil sob os novos termos. A empresa enfrenta a possibilidade de pagar 0,50 euros por utilizador, além de uma comissão de 17%, o que, segundo Ek, é equivalente ou pior do que as condições anteriores.
Ele também aponta que uma alternativa de loja de aplicações poderia aumentar significativamente os custos de aquisição de clientes, já que a taxa seria aplicada a cada instalação ou atualização da aplicação, mesmo para aqueles que não utilizam mais o serviço.
Ek conclui que a Apple está “forçando os desenvolvedores a manterem o status quo”, o que, na sua opinião, “anula o objetivo do DMA”. Com essas mudanças, o futuro promissor que a Spotify vislumbrava para os utilizadores na UE agora parece menos claro. O CEO da Spotify apela aos Comissários Europeus para rejeitar o “descaso flagrante” da Apple em relação ao DMA.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games e outro crítico da Apple, compartilhou opiniões semelhantes. Ele descreveu as mudanças na App Store como uma “nova instância maliciosa de conformidade maliciosa” com o objetivo de frustrar o Ato dos Mercados Digitais. Sweeney afirmou que, apesar de Fortnite retornar ao iOS através de um mercado de aplicações da Epic Games no iPhone, a empresa continuará a “argumentar junto aos tribunais e reguladores que a Apple está a violar a lei”.
A Apple, por sua vez, respondeu que está feliz em apoiar o sucesso de todos os desenvolvedores, incluindo a Spotify, e afirmou que, sob os novos termos de negócios, mais de 99% dos desenvolvedores pagarão o mesmo valor ou menos à Apple. A empresa sustenta que as mudanças que está a implementar na União Europeia oferecem mais escolhas aos desenvolvedores, com novas opções para distribuir aplicações iOS e processar pagamentos.
Outros artigos interessantes: